Esportes

Uma semana para dar a volta por cima

29 mai 2022 às 18:44

O Cascavel estará na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. A Serpente Aurinegra só não termina a primeira fase da competição nacional entre os quatro primeiros colocados se ocorrer uma catástrofe. Por exemplo, se o aproveitamento no torneio, que ainda é muito bom, despencar. Ou seja, a primeira derrota na competição não chega a causar grandes prejuízos. O time perdeu a liderança, é verdade, mas tem a mesma pontuação do líder. O Cascavel perdeu a primeira posição nos critérios de desempate.

O prejuízo maior da primeira derrota na Série D é que ela ocorreu em casa. Neste domingo (29), o Cascavel foi derrotado pelo Azuriz de Pato Branco por 2 a 0, dentro do Estádio Olímpico Regional. Até então, o time do técnico Tcheco vinha com 100% de aproveitamento como mandante. E foi justamente esse resultado no confronto direto que tirou o Cascavel da liderança. E o Azuriz, que venceu pela primeira vez como visitante no torneio, é o novo líder. Os dois times têm 14 pontos no Grupo A8, mas o representante do sudoeste tem saldo positivo de 5. E o Cascavel tem saldo 3. O jogo, válido pela sétima rodada, fechou o primeiro turno da fase inicial. Isso significa que restam sete jogos no segundo turno. E já na próxima rodada, as duas equipes voltam a se enfrentar. No próximo domingo (05), Azuriz e Cascavel fazem um novo confronto de líderes, às 15 horas, em Pato Branco. Ou seja, o elenco do Cascavel terá uma semana para digerir a derrota, analisar as falhas e tentar dar o troco no concorrente direto. 

Eu disse que o Cascavel deve se classificar, e vai se classificar. O Azuriz, logicamente pela campanha, também vai. Essa experiência de encarar o mesmo adversário duas vezes num curto espaço de tempo pode ser válida para as duas equipes já na segunda fase da Série D, quando a competição passa a ter jogos eliminatórias, com uma partida em casa e outra na casa do adversário. Essa experiência deve ser mais explorada pelo Cascavel, que nas duas edições anteriores da Série D, até passou bem pela fase inicial, porém, não teve êxito no mata-mata. Já o Azuriz disputa a quarta divisão nacional pela primeira vez. Esse ano, também teve a primeira experiência na Copa do Brasil. E foi por essa competição que o time vivenciou o mata-mata. Alcançou a terceira fase e foi eliminado de maneira invicta.

O Cascavel teve outro prejuízo. Foi no retrospecto nos confrontos contra o Azuriz, que comemorou a primeira vitória sobre a Serpente Aurinegra, com gols de Wellison, de pênalti, e Pedrinho, quando a partida se encaminhava para o fim. Um belíssimo gol, por sinal, que garantiu a vitória por 2 a 0 do Azuriz.

O Cascavel vai se classificar para a segunda fase. Mas agora terá que lidar com o outro prejuízo e terá que lutar um pouco mais no segundo turno. O Grupo A8 fechou o primeiro turno de maneira embolada na parte alta da tabela. Azuriz e Cascavel têm 14 pontos, com as mesmas campanhas. O Caxias aparece logo atrás, em terceiro, com 13 pontos. E o Aimoré é o quarto com doze. Uma vitória em casa pela sétima rodada deixaria o Cascavel quatro pontos na frente do segundo colocado. E com muita tranquilidade para o próximo jogo que será como visitante. O jeito é digerir a derrota nesta semana para dar o troco no domingo que vem e recuperar parte da ‘gordurinha’ no topo da tabela.