A história dos confrontos do Cascavel contra os times do Rio Grande do Sul começou no dia 17 de janeiro de 2015. Na ocasião, perdeu por 2 a 0 para o União Frederiquense, no Vermelhão da Colina. Uma semana depois, no 25 de janeiro de 2015, o time cascavelense empatou em 1 a 1 com o Grêmio, no Estádio Olímpico Regional, num amistoso que ocorreu antes da estreia do Cascavel na elite estadual. Marquinhos marcou um golaço e Lucas Coelho, hoje atacante da Serpente Aurinegra, marcou o gol do Tricolor, então treinado pelo gaúcho Luiz Felipe Scolari. Em amistosos, o Cascavel não conseguiu derrotar os gaúchos. Mas o retrospecto em jogos oficiais mostra que o Cascavel jamais foi derrotado pelos representantes do Rio Grande do Sul. No ano passado, o Cascavel fez seis partidas contra os gaúchos pela Série D. Conquistou três vitórias e teve três empates.
Na Série D deste ano, o Cascavel voltou a cruzar o caminho dos representantes do Rio Grande do Sul e conseguiu manter a supremacia. Fez um duelo inédito contra o São Luiz de Ijuí e venceu por 2 a 1, no Estádio Olímpico. Mais importante que a manutenção do retrospecto contra as equipes do extremo sul, foi a conquista da liderança isolada do Grupo A8 com sete pontos. Agora, o Cascavel terá a chance de ampliar o retrospecto contra os gaúchos. No sábado (07) visita o Aimoré. Depois, no dia 14 de maio, recebe o Caxias, no Olímpico. E também irá defender a liderança da chave nos próximos dois jogos pela Série D.
A vitória sobre o São Luiz veio do banco de reservas. O técnico Tcheco jogou no Grêmio e conhece bem o futebol gaúcho. A exibição não foi das melhores, tanto é que o time foi para o intervalo sob algumas manifestações de reprovação da torcida. Jacy, que entrou no decorrer do jogo, fez o gol da vitória. Foi um herói improvável, que depois recebeu inúmeros aplausos dos torcedores. Antes disso, Lucas Batatinha abriu o placar. E Felipe Guedes empatou para os gaúchos.
Lucas Batatinha celebrou o primeiro gol com a camisa do clube. O paranaense foi um dos reforços para esta Série D. Foi titular nos três jogos. E com o belo gol, difícil, dando uma meia-lua no primeiro marcador e driblando o segundo, com arremate indefensável, se consolidou como um dos principais reforços. Só não é a principal contratação porque o goleiro André Luiz vem sendo impecável na meta cascavelense. Andre Luiz não fez gol, mas deu uma contribuição importante para a liderança da equipe com defesas difíceis nós três jogos.
Dos reforços da equipe para a competição nacional, a dupla de zaga formada por Itallo e Fernando vem tendo boas atuações. Mas contra o São Luiz, neste domingo (01), Itallo errou numa saída de bola, o que resultou no gol de empate gaúcho. Michel falhou ao ser expulso no primeiro jogo contra o Próspera. Mas se recuperou e deu a assistência para Jacy, que também foi contratado para a Série D, marcar de cabeça. Lucas Coelho, citado no início da matéria, ainda não conseguiu aparecer. Mesmo jogando com a camisa 9, é reserva. Tiago Luís estreou contra o Marcílio Dias, mas ficou menos de cinco minutos em campo. E contra o São Luiz, Tcheco promoveu a estreia de Rodrigo Pelezinho, ex-Cianorte. O jogador se mostrou uma peça interessante no ataque pelo lado esquerdo. Foram os reforços que colocaram o Cascavel na liderança. E podem ser decisivos na busca pelo acesso.