Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
BR-163: o sonho não acabou

Avança 163: em Lindoeste, estruturas que seriam contorno estão abandonadas em meio ao mato

26 abr 2023 às 13:40
Por: Portal Tarobá

No meio do caminho, uma cidade dividida pela rodovia. Lindoeste e a BR-163 compartilham alegrias e angústias. No centro do pequeno município, a rodovia é a principal avenida. 


São anos de história, mas o atual capítulo é o do esquecimento. No papel o projeto para o contorno de lindoeste existe. A execução foi licitada e fazia parte do pacote para a duplicação do trecho de 74 km entre Cascavel e Marmelândia. Há anos o assunto ficou adormecido a ponto de ter sido silenciado até mesmo a quem cabia do dever de fiscalizar. Cadê a obra e cadê o dinheiro? E onde estão os deputados para buscar e trazer as respostas?


Colhendo pistas deste enredo encontramos vestígios da negligência. E de informação em informação acessamos caminhos que até então não tínhamos trilhado, encontrando obras abandonadas e inacabadas.


Encontramos o inicio de um contorno, ou melhor, um elefante branco. Dinheiro público despejado longe dos olhos. Sem destino, sem eficiência, sem serventia. E se o contorno começa por lá fomos em busca de saber onde terminaria. Entramos em mais um acesso camuflado entre Lindoeste e Santa Lúcia. 


Foram questionamentos que fizemos ao DNIT repetidas vezes: quantos milhões foram investidos nas duas obras esquecidas? Não encontramos relatórios, os emails não foram respondidos e não houve autoridade política que demonstrasse preocupação com a resposta. 

Outras notícias

Na região de Capanema, descaso e abandono deixam armadilhas na rodovia

Avança 163: Grupo Tarobá retrata transtornos causados pela obra inacabada

BR-163: motoristas sofrem com problemas na pista antiga e sem conservação


Em Lindoeste, a opinião sobre o contorno se divide por uma questão de dependência econômica da rodovia. 


Mas um fato que ninguém discute é a falta de planejamento. A necessidade de obras públicas terem começo, meio e fim. 


A duplicação chegou a 80%. Obra parada é obra que estraga. No trecho de Cascavel a Lindoeste, o pavimento em concreto, padece. Na época da licitação a empresa argumentou que o investimento maior se justificava pela vantagem em durabilidade em relação ao asfalto. O que neste caso parece mito. Imagens comprovam os problemas na pista. 


E além dos problemas, a falta de respostas aumenta a proporção do descaso. 

Veja também

Relacionadas

BR-163: o sonho não acabou
Duplicação BR-163

Homologada a empresa que fará a sinalização e liberação de trechos já concluídos na rodovia

BR-163: o sonho não acabou
Imagem de destaque

Duplicação BR-163: Escolhida empresa que fará sinalização para liberar trechos já concluídos

BR-163: o sonho não acabou

Dnit publica licitação para liberar trechos da BR-163

Cidade

BR-163: protesto ganha corpo e clamor chega às autoridades

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem acusado de matar esposa é linchado e queimado dentro de delegacia

Brasil e mundo
Brasil

Vídeo mostra homem em situação de rua chorando antes de ser fuzilado por PMs

Cidade
Londrina e região

Van de Secretaria de Saúde bate em caminhão com madeira em Ibiporã; pacientes ficam feridos

Cidade
Londrina e região

Mulher e criança ficam gravemente feridas em acidente na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Militar encontra caminhonete furtada desmanchada em ferro velho de Londrina

Podcasts

Podcast Pretexto Sonoro | EP 2 | Londrina, Cultura e Música | Série "Na Batalha"

Podcast Linha de Frente | EP 6 | Conheça a Ponto Track | João Nunes e Diogo Zachi

Podcast Café com Edu Granado | EP 24 | A Volta dos Campeões | Cowboys da Canoagem

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.