O Dia da Bondade, ação solidária que arrecada e destina doações para instituições da região, beneficiará mais de 25 entidades em Cascavel neste ano de 2025. Uma das instituições apoiadas é o Molivi – Movimento para Libertação de Vidas, que atua há quase quatro décadas na recuperação de dependentes químicos.
Fundado em 1986, o Molivi é uma instituição filantrópica de direito privado, com sede em Cascavel (PR). Seu objetivo é promover a recuperação integral de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que buscam voluntariamente tratamento contra a dependência química. O trabalho é realizado com base em um atendimento biopsicossocial e espiritual, visando a reinserção social de forma saudável e produtiva.
A entidade atende exclusivamente homens maiores de 18 anos e oferece um programa estruturado em três fases: desintoxicação e percepção, reinserção familiar e reinserção social. O tratamento tem duração de nove meses e é conduzido por uma equipe multidisciplinar.
Entre os atendimentos oferecidos estão: acolhimento, laborterapia, desestímulo ao uso de substâncias, terapias individuais e em grupo, orientação emocional e espiritual, reuniões com familiares, projetos de profissionalização e de inserção social, além de acompanhamento com assistente social e ações voltadas à educação.
O processo de acolhimento começa com uma consulta médica, que avalia se o paciente está apto a ingressar em uma comunidade terapêutica. Caso o acolhimento não seja necessário, a própria equipe multidisciplinar do Molivi orienta o encaminhamento para outros serviços da Rede de Saúde Mental.
Com uma atuação consolidada em Cascavel, o Molivi representa um importante ponto de apoio para a recuperação e dignidade de pessoas em situação de risco. A Molivi fica localizada na Rua Toledo, nº 479, no bairro Periolo, em Cascavel.
Dia da Bondade: