Oeste e Sudoeste: Chuva causa estragos e alagamentos em diversos municípios

28 out 2023 às 20:42

Os volumes de chuva neste sábado (28), já são bastante significativos em alguns pontos, com destaque para os seguistes registros até o começo da noite: 102,2 mm (Palmas), 107,2 mm (Baixo Iguaçu), 126,4 mm (Laranjeiras do Sul), 137,0 mm (Salto Caxias), 138,0 mm (Foz do Iguaçu), 143,6 mm (Francisco Beltrão), 177,2 mm (Foz do Chopim) e 194,2 mm (Dois Vizinhos).


Dados atualizados pela Defesa Civil apontam que 27 municípios paranaenses registraram ocorrências devido aos temporais iniciados na sexta-feira (27) e que continuaram ao longo deste sábado (28), especialmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Estado.


CONFIRA ABAIXO OS ESTRAGOS CAUSADOS PELA CHUVA:


Casas são arrastadas pela correnteza em Nova Laraneiras


Na tarde deste sábado (28), o grande volume de chuva que atinge as regiões Oeste e Sudoeste do estado deixaram diversos estragos. 


Em vários municípios foram registrada enchentes e pessoas desabrigadas. Em Nova Laranjeiras, casas forama arrastadas pela força da água. O centro da cidade ficou completamente alagado. 



Dois Vizinhos: Desabrigados são levados para ginásio Teodorico Guimarães


As fortes chuvas que atingiram Dois Vizinhos, durante este sábado (28), causaram alagamentos em diversos pontos da cidade, incluindo o Bairro Sagrada Família, um dos mais afetados. 


Dezenas de famílias foram obrigadas a deixar suas casas e foram levadas para o Ginásio de Esportes Teodorico Guimarães e no pavilhão do próprio bairro, onde estão sendo acolhidas.


Choveu cerca de 200 mm nas últimas 24 horas, o que provocou o transbordamento dos rios que cortam a cidade. No Bairro Sagrada Família, todas as ruas ficaram alagadas, e dezenas de famílias foram obrigadas a deixar suas casas. 


A prefeitura mobilizou caminhões para retirar as famílias do local e levá-las para o Ginásio de Esportes Teodorico Guimarães. Além disso, devido às chuvas o atendimento da UPA está suspenso, todos os atendimentos de saúde serão realizados no Pró- Vida.



Defesa Civil monta plano para receber famílias em Beltrão


As fortes chuvas que atingiram Francisco Beltrão nas últimas horas causaram alagamentos em alguns pontos da cidade. Segundo o Simepar, até as 13h deste sábado, 28, havia chovido 125 mm no município.

Um dos locais atingidos foi o Parque de Exposições Jaime Canet Júnior, que já está alagado.


A prefeitura teve que abrir o ponto de acesso ao Urutago para que parte da água do Rio Marrecas escoe pelo túnel de contenção das enchentes. A obra ainda não está concluída, mas foi uma medida emergencial para aliviar a pressão sobre o Marrecas.


Além disso, a Defesa Civil está monitorando a situação com equipes de prontidão para atender qualquer eventualidade. O coordenador da Defesa Civil, Júlio Perin, diz que as equipes estão trabalhando para abrir ainda mais o ponto de acesso ao Urutago para a passagem de maior volume de água.


Rio transbordou em rodovia de acesso a Nova Prata


O trecho de chegada à cidade de Nova Prata do Iguaçu está alagado e não há possibilidade de veículos circularem.