A Secretaria de Saúde de Toledo (SMS) divulgou, na tarde desta sexta-feira (09), o boletim epidemiológico da dengue. Até às 17h00, o município registrou 516 casos da doença, 59,75% a mais que na semana passada (323, em 02 de fevereiro) – número que pode crescer significativamente, pois há 525 pessoas com sintomas da doença aguardando resultado do exame.
Somando os casos confirmados, em análise e os 626 que já foram descartados, 1.667 pessoas com sintomas da doença (manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo, cansaço, entre outros) procuraram os serviços públicos e privados de saúde desde 1º de agosto de 2023, início do atual ano epidemiológico.
Estes dados chamam a atenção para algo que já vinha sendo percebido desde setembro do ano passado: a antecipação do ápice de casos. No ano epidemiológico 2021/2022, este patamar de confirmações foi atingido na segunda quinzena de abril; em 2022/2023, na primeira quinzena de maio.
Todos precisam ajudar – Dessa forma, a SMS, por meio do setor de Controle e Combate às Endemias, reforça o pedido para a população redobrar as ações de combate e prevenção ao mosquito nos imóveis onde mora e trabalha, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares. Também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença.
Outro ponto fundamental para frear a disseminação da dengue em nosso município, é fundamental a realização das vistorias pelos agentes de combate a endemias (ACEs) nos imóveis. Dessa forma, quando baterem em sua casa, facilite o trabalho deles e siga todas as orientações que forem dadas.
Defesa Civil – Com o intuito de fortalecer ainda mais o combate ao mosquito, integrantes da Defesa Civil de Toledo estiveram reunidos, na última quinta-feira (09), com a coordenação do Setor de Controle e Combate a Endemias. Durante o encontro, foram coletadas informações sobre o que já está sendo feito e o que está sendo planejado para ampliar ainda mais a mobilização. “O intuito desse momento é apresentar o que já foi feito até aqui, pensarmos em ações de sensibilização e prevenção, e também em traçar e planejar novas iniciativas para conter o avanço da doença”, observa o prefeito Beto Lunitti.