Depois do difícil cancelamento no ano passado, o Festival Internacional de Londrina (FILO) retoma a sua história e convida Londrina a festejar os 50 anos de vida passados e o primeiro ano do que ainda há de vir. Com o tema “FILO 50 +1”, o Festival de Londrina volta a movimentar a cidade de 15 de agosto a 1 de setembro com muito teatro, debates sobre o fazer cultural e reflexões sobre o próprio futuro.
Apesar de trabalhar com poucos recursos, e num ano em que a Cultura vive momentos difíceis, o FILO traz um programação bastante atual, tanto na escolha de grupos e linguagens como no tratamento dos temas. Serão 18 dias intensos, com montagens como “A Invenção do Nordeste”, que debate o preconceito contra os nordestinos, até espetáculos de vanguarda e com cenário digital como “20 Mil Léguas Submarinas”, com que o grupo italiano Potlach celebra os 250 anos do livro de Júlio Verne (ver programação abaixo). Além dos teatros, o FILO levará espetáculos para ruas e espaços alternativos, com atrações para todas as idades.
O FILO 50+1 abre espaço privilegiado também para a profícua produção teatral londrinense. E mais: pela primeira vez, haverá um Fórum de Curadores, com profissionais da área teatral convidados para pensar e propor ações para o FILO 2020 e discussões sobre a circulação regional de espetáculos. Nesta edição de 2019, a organização do Festival é feita por uma comissão que busca ampliar os olhares e democratizar o fazer cultural. Toda a programação estará disponível no site www.filo.art.br.
A abertura do FILO 2019, no dia 15 de agosto, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, fica a cargo da Cia. do Tijolo, de São Paulo, com o espetáculo “A Cabeça Gosta de Pensar, Mas os Pés Tecem a Existência”, um verdadeiro show de texto e poesia com os atores e músicos invocando personalidades marcantes do mundo das artes e das ideias para celebrar a amizade e o encontro. Um pé na terra, nas nuvens; um olho na realidade e outro na utopia: a construção coletiva de um ambiente em que seja possível conjugar liberdade e amor com inquietação e inconformismo.
INGRESSOS
Os ingressos para o FILO 2019 começam a ser vendidos neste sábado, 10 de agosto, às 10 horas, pela internet no site www.diskingressos.com.br e também nos pontos de venda: Óticas Diniz (em horário comercial) e Empório Amadeus (Mercadão da Prochet - Avenida Harry Prochet, 305 - Box 95 - Terça a sexta, das 12h às 22h, sábado, das 10 às 20h, domingo, das 10h às 14h). Este ano, os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Outras informações estarão no site www.filo.art.br
Serviço:
Festival Internacional de Londrina – FILO 2019
De 15 de agosto a 1 de setembro
Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Copel, Governo do Estado do Paraná e Bratac.
Apoio: Sicredi, Midiograf, Viação Garcia, Unimed, Sesi Cultura, Crillon Palace Hotel, Ciranda, La Comédie.
Apoio institucional: Associação Médica de Londrina
Realização: Universidade Estadual de Londrina, Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania
Mais informações: www.filo.art.br
Com assessoria de imprensa