Cultura e Lazer

14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea chega em Cascavel

04 set 2019 às 12:23

A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes tem a honra de convidar para a abertura da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, a realizar-se no Museu de Arte de Cascavel (MAC), neste sábado, a partir das 19h.

Com curadoria de Brugnera, a extensão da 14ª Bienal de Curitiba (Fronteiras Sem Limites), tem em sua programação a apresentação do Coletivo Formas de São Paulo, com a performance Site Specific “Do Fundo de Mim"; do Coletivo Duas Marias de Cascavel, com a abertura de sua exposição e performance “Forjada pelo Tempo” e também da exposição “Cenário” do artista espanhol de Hugo Aveta.

A entrada é gratuita!

A 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba em Cascavel estará aberta ao público de 7 a 27 de setembro, no Museu de Arte de Cascavel (MAC), à rua Mato Grosso, 2909 - Centro.

FORJADA PELO TEMPO
Coletivo Duas Marias

"Como um fruto ou uma flor que extemporânea espalha certa fragrância mágica por um jardim encantado e lentamente dá outros sentidos à paisagem."
José Luiz de Carvalho

"Na trama ilusória do tempo, o Ser Feminino personifica e protagoniza histórias arquetípicas de seres mitológicos; deusas, santas e pecadoras do submundo que alcançam, no mundo dito real, a essência de mulheres comuns; absolutas herdeiras do fazer com as mãos e do tecer com o ventre, obras por amor. Assim, essa força "ad infinitum" rompe as fronteiras sem limite, imateriais, dos liames engendrados pelo destino."
NRabelo

O Coletivo Duas Marias, é formado por Malu Rebelato e Nani Nogara, pós-graduadas em Artes Visuais. Trabalha com a fotografia artística performática, utilizando sempre a imagem das próprias artistas e tem como tema o ser feminino. Expõe em Museus e Salões no Brasil e exterior, destacando as Bienais de Curitiba 2015 e 2017, Residência Artística em Portugal-2014, salões: SOAL 2015 e 2016, São Bernardo do Campo-2019, prêmio aquisição SAV 2015 e Mostra Cascavelense-2019, exposições: Ecomuseu, Foz do Iguaçu-2015, MAL, Londrina-2015, exposição itinerante Enigma da Visão-2018, 7 arte Londrina-2019. Prêmio destaque FEBACLA-2017, medalha Mérito Cultural, Academia Medalhística do Brasil-2018.
----------------

EXPOSIÇÃO “CENÁRIO”
Hugo Aveta

Hugo Aveta nasceu em Córdoba, Espanha, em 1965 e estudou cinema, arquitetura e, depois, dedicou-se totalmente à fotografia. Suas obras inicialmente foram exibidas na exposição Fotografia Argentina Actual Two e na Young Generation, organizada pelo Museu Nacional de Belas Artes, nos anos noventa. Em 2001, recebeu uma bolsa do Fundo Nacional para as Artes para a realização do projeto do Teatro Aveta e o Primeiro Prêmio de Honra do Salão Nacional de Artes Visuais da República Argentina no ano de 2002. Seu trabalho Morfologia de um Vazio recebe o Primeiro Prêmio Nacional, concedido pela Fundação OSDE em 2006. Em 2007, foi premiado com o Prêmio de Fotografia da Primeira Petrobras Buenos Aires pelo seu trabalho Historias Clinicas. Em 2009, ele participou da Bienal do Fim do Mundo em Ushuaia, Argentina e Photoquai Paris, na França.
----------------

PERFORMANCE SITE SPECIFIC “DO FUNDO DE MIM”
Coletivo Formas de São Paulo

Coletivo artístico para dança contemporânea, música, artes visuais e outras intersecções.

O Coletivo Formas surgiu em 2016 em São Paulo como uma formação multi-artística. Provenientes de diferentes áreas, as fundadoras do grupo, a pianista erudita Lubislava Beltcheva e a bailarina e coreógrafa Renata Sanches, artistas com vasta experiência, começaram a desenvolver a ideia de entrecruzamento entre expressões artísticas performáticas, o foco principal do coletivo. O coletivo é aberto a outros artistas também conforme a proposta da performance. Membros atuais são Augusto Corrêa, Daniela Sakumoto, Lia Bueno, Natália Del Coco e Thais Barbosa.

A extensão da 14ª Bienal Internacional de Curitiba em Cascavel é uma realização do Ministério da Cidadania e Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Cascavel.