Cultura e Lazer

Londrina Matsuri começa nesta sexta-feira

05 set 2019 às 10:46

A 17ª edição do Londrina Matsuri, começa nesta sexta-feira (06). A edição deste ano vai até dia 8 de setembro no Parque de Exposições Ney Braga. Serão três dias de evento ligado à comunidade japonesa com gastronomia, oficinas, atrações artísticas locais e internacionais.

“Esta festa é realizada desde 2003. Começou na Praça Nishinomiya e desde 2008 está no Parque Ney Braga, onde tem mais espaço, comodidade e segurança. Hoje, o Londrina Matsuri faz parte do calendário oficial do Estado e do Município”, diz Luiz Shiroma, coordenador geral do evento.

No primeiro dia do Londrina Matsuri, os portões serão abertos às 10h. Na parte da tarde, a visitação será de alunos de escolas públicos e grupos da terceira idade. A partir das 19h, começam as atividades o de cultura pop oriental. Até 23h no Palco Sakura, haverá concursos de dança, desfiles e apresentação de Dj.

No sábado (07), na programação tem show “Sansey entre Amigos”, concurso de canto e dança realizado através de inscrições pelas redes sociais.

No domingo (08), último dia do Londrina Matsuri, as apresentações culturais no Palco Sakura começam às 13h com danças típicas, artes marciais, canto, teatro, bon odori e o Taikotronik, que volta com o DJ Walter Manabu, às 20h30.

Oficinas
Uma das atividades mais concorridas do Londrina Matsuri são as oficinas gratuitas que ocorrem durante todo o evento no Palco Himawari. Neste ano, além das oficinas de mangá e de orinuno (origami em tecido), estão confirmadas as aulas de Sumi-Ê (pintura monocromática), shodô (caligrafia japonesa), além de uma oficina de origamis elaborados, ministrados por Kenzo Nagamine, de apenas 14 anos. Também haverá exposição de kirigami e apresentações de mágica com Sayuki Satake.

Outra novidade é uma oficina de Pixel Art, forma de arte que remete aos pixels dos computadores e jogos digitais, ministrada pela artesã Danielle Nanami. As crianças também terão espaço reservado no Londrina Matsuri com oficinas de origami, mangá e pintura, contação de lendas japonesas, entre outras atividades.

(com informações da assessoria)