Cultura

Arte e cultura: obras do artista Dirceu Rosa são marcas registradas de Cascavel

03 abr 2021 às 14:31

Quem passa pelo centro de Cascavel já deve ter visto alguma obra de arte como o dedão bem conhecido aqui na cidade. A obra está há mais de 20 anos no centro da cidade e significa um por todos, todos por um. 

O criador dessa e de outras obras da cidade é Dirceu Rosa que aprendeu com a prática a arte de se expressar. Na casa do artista há mais de 70 obras expostas, inclusive, ele abre a casa para quem tiver interesse em conhecer mais sobre arte. A primeira obra do artista está aqui, ela foi feita em 1971 e durou em média 3 dias pra ficar pronta.

A obra de Nossa Senhora Aparecida que fica em frente a Catedral de Cascavel é uma das preferidas do artista. Demorou em média 5 meses pra ser feita, ela foi implantada na década de 70 e é um dos cartões postais da cidade.

A obra memorial dos Pioneiros fica no Centro Cultural Gilberto Mayer, ela foi implantada no dia 1 de março de 2020. O monumento homenageia os desbravadores que trabalharam pra construir a cidade, no Machado a Cobra Cascavel e também um detalhe bem marcante, da pra ver que a obra e do Dirceu Rosa porque tem o detalhe das mãos.

Em 2000 o artista homenageou o Grupo Tarobá de Comunicação com essa obra que fica exposta no corredor da empresa. Agora porque tantos dedos e mãos nas obras dele? ele explica o porquê. 

Cada obra tem um significado, essa em frente a casa significa as mulheres da vida dele. A mãe, a esposa, as filhas e a neta. Já a família foi feita em 2006 e retrata a própria família de Dirceu, essa obra foi criada em um momento marcante pra eles, os corações partidos na imagem representam a tristeza da família em perder precocemente, uma das filhas em um acidente de carro.