Cultura

Ibiporã tem apresentação gratuita do Coro UEL na celebração de 75 anos

11 nov 2022 às 08:40

O Coro UEL é mais uma grande atração nas celebrações pelos 75 anos de emancipação política de Ibiporã, comemorados no dia 8 de novembro. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

 

A apresentação, gratuita, será no domingo (13), às 20 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli. O Coro UEL apresentará um repertório eclético, mesclando peças eruditas, sacras e internacionais, especialmente latino-americanas, mas com especial destaque para a música popular brasileira.

 

Regido pelo maestro Denis Pereira do Amaral Camargo, o grupo conta hoje com aproximadamente 60 cantores, e é formado por pessoas ligadas à Universidade, professores, estudantes e também da comunidade, de diferentes idades e profissões, todos se identificando pelo amor à música, o prazer de cantar em conjunto e com o mesmo objetivo de somar conhecimentos, aprimorar a voz e enriquecer o espírito.

 

 

Jubileu de Ouro

 

A trajetória do Coro UEL começou em 1972, quando, por solicitação do reitor Ascêncio Garcia Lopes, Semíramis Lück foi convidada a formar um grupo coral envolvendo a comunidade universitária. Sua sucessora foi Marília Brandão.


Em 1976 assume a regência do grupo o professor Othonio Benvenuto, que impôs uma nova estrutura ao coral, aumentando consideravelmente o número de cantores. A partir daí o Coro começou a se destacar no cenário musical nacional. Em 1978 gravou o primeiro disco e se classificou em 2º lugar no 6º Concurso de Corais do Rio de Janeiro, realizado na Sala Cecília Meirelles, promovido pelo Jornal do Brasil, tendo sido o mais importante concurso de coros do país. Em 1980, obteve o 1º lugar no mesmo concurso e lançou seu segundo disco.


O Coro chegou a contar com mais de 100 vozes. Nos anos que se seguiram marcou presença em eventos em Curitiba, no interior, e em outros Estados. Em 1978, se apresentou na Argentina, nas cidades de Buenos Aires, Necochea, Concepción del Uruguay e Mar del Plata.


Em julho de 2003, assumiu a regência do Coro UEL o professor Vilson Gavaldão de Oliveira, grande destaque do cenário coral brasileiro. A sua proposta foi implementar o Movimento Coral UEL, Coro Infantil, Coro Juvenil, Oficina Coral, Coro HU em Canto, Coro Tempos Dourados, Coro do Campus, Musicalização Infantil, Oficina de Música Jovem, Madrigal da UEL e Grupo Feminino da UEL. Em 10 de outubro de 2003, através da Câmara Municipal de Vereadores, o Coro UEL recebeu a Comenda Ouro Verde, pelos 30 anos de serviço prestados à comunidade londrinense.


Em Ibiporã, o CORO UEL fez apresentações marcantes ao longo dos anos, tais como na solenidade de inauguração do Cine Teatro Padre José Zanelli, juntamente com a OSUEL, no dia 13 de agosto de 1988; e a ópera “O Mikado” em setembro de 2013, que contou com nove solistas e coral com 45 integrantes do Coro UEL.


O Coro UEL, ao longo de cinquenta anos, prossegue marcando presença em festivais no Paraná e em outros estados, em concertos importantes, sempre com carinhosa acolhida. O Coro UEL também tem se apresentado juntamente com a Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) em festas de formatura, Festivais de Música e outros destacados eventos.

 

Serviço

Coro UEL – 50 anos 

Quando: 13 de novembro (domingo)

Horário: 20 horas

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 - Centro, Ibiporã)

 

Portões abertos a partir das 19h30. Evento gratuito.

Classificação livre