Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cultura

Londrina Matsuri chega ao fim com 25 mil visitantes e várias atrações

11 set 2017 às 09:31
Por: Redação Tarobá News

A 15ª edição do Londrina Matsuri – Festa da Primavera - contou com quatro dias de evento, no Parque de Exposições Ney Braga e atingiu a um público de 25 mil pessoas, resultado da diversidade de atrações que a tradicional festa japonesa ofereceu. Sábado (9) e domingo (10) foram os dias mais movimentados. 

Organizado pelo o Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos, que através dos jovens preserva os hábitos e costumes japoneses, a edição de 2017 correspondeu à expectativa dos promotores, com movimento nos 50 espaços comerciais, além dos gastronômicos e culturais, totalizando 80 estandes. 

Café no Matsuri 

Participando pela primeira vez no evento, o Sabor Expresso comercializou salgados, porções, bebidas e café.  “Gostei de conhecer o Londrina Matsuri mais de perto. Além do café, uma opção diferente para o público, vendemos muita batata frita também ”, contou o comerciante Carlos Eduardo Chimentão. 

Também pela primeira vez no evento, a MR Móveis Rústicos de Cornélio Procópio avaliou positivamente a sua participação. “Tivemos pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Maringá e de toda a região visitando nossos estandes, então foi uma excelente oportunidade para fechar vendas e divulgar nossos produtos. Com certeza participaremos do evento em 2018”, disse a proprietária Milene Fujihara. 

Outras notícias

Comemorações dos 62 anos de Fundação de Missal iniciam com o IV Femumil

Cascavel lança editais para fomentar a cultura e gerar oportunidades aos agentes culturais

Feira do Teatro em Cascavel abre inscrições para novos expositores

Programação

A programação cultural contou com 50 eventos e mil integrantes. No Matsuri as apresentações artísticas e gastronomia mostraram um pouco desta cultura oriental com a “Eisá”, música e dança de Okinawa, província mais ao sul do Japão, de onde é originária boa parte dos imigrantes que vieram para o Brasil. 

Outra atração foram os taikos – tambores japoneses-, executados na festa por vários grupos, hoje já conhecidos e admirados pelos nikkeys e brasileiros e o bon odori, dança interativa folclórica, que levou os visitantes do Londrina Matsuri, a dançar com os “bailarinos” que se apresentavam, de 12 entidades e instituições da região metropolitana de Londrina, perfazendo 315 integrantes. Os workshops e oficinas de mágica, de dobradura em tecido, de pipas, de taiko contaram com muitos participantes e encantaram principalmente as crianças, além do Espaço Tecnológico do Senai.

No mais, o Matsuri foi uma fartura gastronômica da tradicional culinária oriental e novidades, com yakimeshi, tempurá, sashimi, nagashi somen (macarrão na correnteza), okonomiyaki (receita  criada em Hiroshima durante o pós guerra), sorvete frito (iguaria só encontrada no Matsuri Londrina), entre outros, motivo pelo qual foi, pela quarta vez consecutiva, o festival gastronômico mais lembrado no Top de Marcas Nikkey.  

Os jovens tiveram no espaço Comic, que funcionou o recinto Milton Alcover, uma programação cultural específica e os filmes “animes” japoneses foram a atração principal, entre eles “O conto da princesa Koguya”.  O desfile estilo Harajuku – em que a principal marca dos adeptos é vestir-se em “camadas”, uma sobreposição de roupas, além do Concurso de Cosplay, chamaram a atenção dos presentes. 

No último dia do evento, domingo, o resultado da 10ª Mostra do Meio Ambiente e 8º Concurso Melhores Práticas foi divulgado com a premiação realizada no final do dia.  Mostra e concurso contaram com a participação de estudantes de escolas públicas de Londrina. O 1º lugar foi para a escola Municipal Atanásio Leonel com o projeto ‘Ludicidade e sustentabilidade na escola’, o  projeto ‘Verde que te quero-quero: preservando o meio ambiente’, da Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro ficou com o 2º lugar e em 3º foi classificado o projeto ‘Meio ambiente: atitudes para a sua preservação’, da Escola Municipal Eugênio Brugin.

“O balanço que fazemos é positivo pois o Matsuri consolida-se a cada edição, como um evento tradicional da cidade, e um público fiel que vem para conhecer e prestigiar nossa arte e participar das atividades culturais, totalmente gratuitas”, reforça o coordenador do evento, Luiz Shiroma.

(Assessoria)

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Canto do MARL sedia 6º Encontro de Mulheres na Roda de Samba neste sábado (25)

Cultura
Imagem de destaque

6ª Parada Cultural LGBTQI+ de Londrina será realizada neste domingo

Cultura

Festival Kinoarte encerra neste sábado inscrições para Oficina de Maquiagem

Cultura

Cultura divulga resultados preliminares da Lei Paulo Gustavo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Crianças que fugiram para conhecer influenciador tinham como destino Londrina

Cidade
Cascavel e região

Crianças encontradas na BR-369 fugiram de casa para conhecer influenciador, diz PRE

Cidade
Londrina e região

Influenciador faz apelo para que crianças não fujam de casa após caso de Ubiratã

Cidade
Londrina e região

Corpo encontrado no Conjunto São Jorge é informalmente reconhecido em Londrina

Cidade
Londrina e região

Acidentes simultâneos em pistas opostas na PR-445 deixam quatro pessoas feridas

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 25 | Inovação, Saúde e Humanização | Mico Muniz

Podcast Falando de Gestão | EP 23 | Mulheres na Tecnologia | Larissa Souza

Podcast Pod Tah | EP 23 | Paternidade, Adoção e Recomeço | Pablo Fares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.