O Museu Histórico de Londrina/UEL e a Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi definiram novo prazo para captação de acervos familiares inéditos da cultura italiana em Londrina e região. Fotografias, objetos, documentos e cartas serão recebidos até 30 de julho. Todo material vai compor a exposição "Os Bravissimi na Terra Roxa", em comemoração aos 85 anos de Londrina.
Conforme informou a comissão organizadora da exposição, devido à pandemia da COVID-19, o calendário precisou ser reajustado. A previsão é de que a exposição seja realizada no início de 2021, no próprio Museu Histórico de Londrina/UEL e, posteriormente, seja levada a outros locais da cidade, como mostra itinerante.
O objetivo dos organizadores é captar materiais e até mesmo maquinários, que mostrem a importância das atividades profissionais conduzidas pelos italianos que se instalaram em Londrina entre 1930 e 1980. A pesquisa histórica da exposição será conduzida pelo professor Jorge Romanello, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).
A equipe do Museu Histórico fará um processo de catalogação e identificação dos materiais. Os interessados poderão optar por doar os materiais ao patrimônio do Museu ou apenas ceder temporariamente para a exposição. Vale destacar que os acervos recebidos passarão por uma curadoria especializada, que tem como objetivo selecionar os materiais que irão compor a exposição.
Mais informações com a direção da Associação Cultural Italiana de Londrina pelo e-mail ibravissimilondrina@gmail.com, pelo telefone (43) 99957-7031, (diretamente com a presidente Hylea Ferraz), ou ainda pelo site I BRAVISSIMI Londrina.
Parceria - O projeto "Os Bravissimi na Terra Roxa" conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), produção da PÁ! Artística, e apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Vice-Consulado Italiano e do Espaço Cultural Villa Rica.
(Agência Uel e assessoria)