Cultura

Música e cultura: oficinas de Choro de Londrina iniciam na terça-feira

17 out 2022 às 07:36

Os interessados em participar das Oficinas de Choro de Londrina, realizadas pelo Clube do Choro de Londrina, ainda podem se inscrever para a atividade, por meio do formulário disponível on-line. A iniciativa é gratuita e voltada a pessoas com idade a partir de 12 anos e, durante as aulas, é necessário que o aluno leve o próprio instrumento, pois o projeto não realiza empréstimos. É importante destacar que as vagas são limitadas.


Com início na terça-feira (18), a partir das 19h, no Colégio Estadual José de Anchieta (Rua Riachuelo, 89), as oficinas serão ministradas por cinco professores, sendo que cada um é especializado em um instrumento distinto. Durante as atividades, serão abordados os violões de seis e sete cordas, bandolim e cavaco, metais, flauta e, por último, instrumentos de percussão, incluindo pandeiro, reco-reco, tamborim, surdo e cacheta, entre outros.


De acordo com o coordenador do Clube do Choro, Osório Perez, caso algum aluno queira aprender ou aprimorar seus conhecimentos em algum instrumento diferente, os professores podem auxiliar nesta demanda, pois as aulas não se limitam aos instrumentos citados. “Temos um professor de flauta, porém, ele também toca saxofone, então se o aluno quer aprender flautim, flauta doce, sax tenor ou outros instrumentos de sopro, ele pode se inscrever para as aulas e o professor também vai ensinar os demais instrumentos. O aluno só precisa fazer a inscrição na área musical com a qual se identifica”, destacou.


As aulas estão divididas em duas partes, sendo que das 19h às 21h as atividades enfocarão um instrumento específico, com cada professor e sua turma em uma sala separada. E, das 21h às 22h, as músicas estudadas serão praticadas em conjunto.


A princípio, os alunos farão uso de partituras e cifras, porém, com o decorrer do curso, os instrutores buscarão estimular a oralidade, liberdade e independência de execução, incentivando os alunos a memorizarem melodias, sequências de acordes, dinâmicas, formas e pausas, entre outras práticas. O projeto conta com patrocínio da Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).