Cultura

Projeto Eureca: A Arte no Palete recebe reconhecimento nacional

06 abr 2021 às 11:55

As Unidades de Assistência Social Eureca I do Interlagos, Eureca II do Santa Cruz, Centro da Juventude e Programa de Inclusão Produtiva de Cascavel foram reconhecidas nacionalmente após participarem de um projeto de sustentabilidade, desenvolvido por colaboradores da revenda autorizada da Mercedes, Vegrande.

Ao todo, 20 ideias foram inscritas com práticas de sustentabilidade e de solidariedade, numa competição nacional: 10º Prêmio de Responsabilidade Socioambiental, da Mercedes-Benz.

O projeto Eureca – A Arte no Palete consiste no reaproveitamento de paletes de madeira para criação de novos produtos a partir de uma perspectiva ecologicamente correta.

Os paletes que eram descartados pela concessionária cascavelense foram cortados e lixados. Depois disso, estudantes e voluntários criaram jogos e materiais pedagógicos que passaram a ser utilizados dentro das instituições socioeducativas. O demonstrativo foi reconhecido e premiado pela multinacional.

A ideia foi tão boa que ela continua sendo aplicada. “170 crianças moradoras aqui da região do Interlagos, Melissa, Tarumã são atendidas no Eureca II. No momento estamos atendendo de forma remota, assim estamos confeccionando jogos, brinquedos e outras atividades e entregues na residência dos estudantes”, conta a coordenadora do projeto, Adriana Rossini Leifhei.

As unidades atuam no atendimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A ação possibilitou que as atividades lúdicas ficassem mais interessantes e agregaram valores ao aprendizado escolar.

De acordo com a Rosangela Benedita Gouveia, Gerente da Divisão de Proteção Básica da Seaso. “Por enquanto a pandemia não permite que os alunos retornem as atividades presenciais, mas assim que possível queremos dar continuidade instalando essa prática que desenvolve a criatividade entre os envolvidos em mais unidades de Cascavel”.

O grupo Mercedes envolve todo os anos as concessionárias autorizadas do país por meio de projetos com o tema de responsabilidade socio ambiental. Além de reduzir o descarte, despertar a consciência do cidadão.