Na próxima segunda-feira (16), às 18h30, o projeto Literatura na Biblioteca realiza uma palestra sobre o livro “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri. A iniciativa está sendo desenvolvida em ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19, por isso os interessados em participar deverão acessar o canal oficial das Bibliotecas Públicas de Londrina, no Youtube.
A ação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia para participar. O debate será conduzido pela mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Modernas Miréia Vale.
A obra “Eles não usam black-tie”, escrita em 1955, é um marco na dramaturgia brasileira. A peça traz como tema central a greve dos operários, mas adota como pano de fundo reflexões universais sobre a fragilidade e os conflitos humanos. O texto parte de uma visão de mundo romântica e pressupõe uma série de valores básicos, imutáveis, através dos quais os problemas surgem, fazendo estourar conflitos em que os homens se debatem.
De acordo com a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, o projeto Literatura na Biblioteca debate e discute as obras literárias solicitadas pelo vestibular da UEL. “A intenção é desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio das palestras e discussões, bem como promover o acesso a literatura e incentivar a leitura”, disse.
A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Departamento de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por professores, mestrando e doutorandos do programa de Estudos Literários da UEL. Em 2021, os encontros irão ocorrer até o dia 29 de novembro.
Confira a programação dos próximos encontros:
16/08 – “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri
13/09 – “Poemas escolhidos de Gregório de Matos”, de Gregório de Matos
18/10 – “Clara dos anjos”, de Lima Barreto
08/11 – “Contos novos”, de Mário de Andrade
29/11 – “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa