A Usina Cultural irá promover, a partir deste sábado (27), às 18h30, a sua segunda etapa de programação de quarentena. Intitulada de Usina Convida, a iniciativa pretende intercalar lives e podcasts, via internet, para acesso livre e gratuito do público. Todo o conteúdo ficará disponível nas plataformas digitais do espaço (Facebook, Instagram, SoundCloud e YouTube).
Com o objetivo de interpelar artistas, produtores, pesquisadores e críticos de Londrina ou que já passaram pela cidade, o projeto irá tratar de temáticas relacionadas à arte e cultura. Nesta primeira oportunidade será realizada uma live com a artista cênica, Juliana Espírito Santo, a fim de abordar o tema Decolonialidade e Negritude no Teatro. O evento, mediado pelo programador Eddie Mansan, poderá ser conferido ao vivo através do Instagram da Usina (@usina_cultural).
Segundo a produtora administrativa da Usina, Nathália Diovana, o título do projeto, Usina Convida, faz uma metáfora com o intuito de transmitir vida às pessoas. “Queremos passar um ar de positividade num período de confinamento e pressão, mesmo que seja por meio de uma conexão não presencial. Devido a isto o projeto tem este título. É uma forma de conduzir energia ao nosso público”, explicou.
Vale ressaltar que a Usina Cultural iniciou a sua programação para a quarentena em 31 de março. Na primeira etapa de produção do projeto, a iniciativa contou com diversos conteúdos ao longo da semana. As atividades ainda estão disponíveis para o acesso virtual do público. Dentre as propostas havia a divulgação de curiosidades sobre a história da Usina; informações sobre os grupos de artistas residentes do espaço; além de espetáculos, oficinas e palestras.
Novos conteúdos, desta segunda etapa, serão disponibilizados durante todos os sábados, até 15 de agosto. A Usina Cultural possui patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).