Um evento tradicional da cultura londrinense, responsável, durante vários anos, pelo estímulo do hábito da leitura, incentivo a autores locais e divulgação de obras retornou às atividades. É o “Sarau: prosa, poesia e outras delícias”, projeto que, de 2008 a 2020, foi realizado presencialmente na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, sempre buscando formar um público leitor mais atuante e crítico. Em 2015, o projeto recebeu a Bolsa Circulação Literária/Sarau, viabilizada pelo Ministério da Cultura, sendo um dos dois únicos projetos paranaenses contemplados.
Após ter sido suspensa desde o início da pandemia, a programação do Sarau está sendo retomada em formato on-line, com a realização de transmissões virtuais para continuar levando ao público conteúdos e interpretações por artistas convidados de diferentes segmentos culturais. O primeiro encontro será neste sábado (7), às 20h, com acesso livre pelo canal do Festival Literário de Londrina (Londrix) no YouTube.
Nessa primeira edição virtual, os artistas convidados são Marcus Farrapo, Edra Moraes, Augusto Silva, Beatriz Vianna Boselli, Chris Vianna, Marcelo Galvan e Fernanda de Abreu. A proposta é continuar, mesmo pela internet, incentivando a leitura em um ambiente mais dinâmico e confortável.
A atriz, cantora e produtora Christine Vianna, organizadora do evento, informou que as transmissões pela internet do sarau serão mensais, como antes ocorria com os encontros físicos, sempre com a proposta de continuar incentivando a leitura em um ambiente agradável e interativo.
“O evento do sarau presencial precisou ser interrompido, em 2020, quando não sabíamos exatamente os rumos que a pandemia teria. Algumas das últimas edições contavam até com mais de 100 pessoas presentes, uma participação muito boa e produtiva. Optamos por seguir nos comunicando e levando a mensagem do projeto ao público pela internet, trazendo novidades, produções autorais, leituras e indicações, envolvendo diferentes linguagens artísticas. Essa primeira edição, por exemplo, terá literatura, música e exibição de vídeos. Este é o sarau mais antigo de Londrina que permaneceu ativo ao longo dos anos, influenciando outras iniciativas na cidade”, destacou a produtora.