Um palhaço aventureiro e sonhador que, por meio de cenas comuns do cotidiano, encontra um mundo mágico e deslumbrante. Esse é o Ystilingue, um personagem que vai encantar o público do Festin 2019, o Festival de Teatro Infantil de Cascavel, marcado acontecer entre os dias 10 e 15 de setembro. O espetáculo “Ystilingando, um caçador de aventuras” mistura trapalhadas, cores, mágicas e malabares, transformando a simples rotina do palhaço em um cenário de diversão, desafios e realizações.
A peça da Cia Ystilingue, de Piraquara, é apresentada, geralmente, em espaços públicos como praças e escolas, possibilitando a descentralização da arte, fomentando a cultura circense e o artista de rua. Isso permite ainda mais aproximação com a plateia. “O acolhimento do público é sempre agradável, porque a gente cria uma conexão e conseguimos falar a mesma linguagem. Acaba sendo uma grande prosa, onde o personagem fala dos seus anseios, mostra suas habilidades, mostra o que aprendeu durante sua caminhada e é um grande jogo entre plateia e artista, em que tudo pode acontecer”, comenta o ator Leandro Chamrek de Oliveira, que é autor da peça e também o intérprete do palhaço Ystilingue.
O espetáculo já tem 10 anos de estrada, rodou por diversos espaços da região metropolitana de Curitiba, além de outras cidades do Paraná e estará pela primeira vez em Cascavel durante o Festin com apresentações gratuitas nos dias 11 de setembro (quarta-feira) às 16h no Calçadão da Avenida Brasil e 12 de setembro (quinta-feira) às 14h na Praça Wilson Jofre, sendo que esta última apresentação terá a presença de um intérprete de libras para democratizar o acesso à arte e cultura! “O público pode esperar muita diversão, com temas comuns do dia a dia, sentimentos, sensações. A peça fala de poder, de cumplicidade, amor, amor-próprio, também fala sobre sustentabilidade, amizade, perigo, desafios... É uma mistura de sensações que o público vai se identificando. Eu estou muito animado. É um festival que há muito tempo desejo participar e estou ansioso para conhecer o público de Cascavel para gente se conectar e fazer um belo espetáculo juntos”, deseja Leandro.