Será retomado nesta semana o projeto “Toda Quinta Tem História”, implantado em 2017. Na quinta-feira (22), das 14 às 16 horas, será trabalhado o texto “O Pequeno Príncipe”, na Biblioteca Infantil de Londrina, localizada na Praça 1º de Maio, 110, centro. A atividade é gratuita e qualquer pessoa pode participar, não sendo necessário fazer inscrição.
A narração e dramatização serão desenvolvidas pelo artista plástico e professor Paulo Tio, voluntário do Sistema de Bibliotecas Públicas. Para tornar a história mais interativa, a narração conta com recursos e adereços como fantasias, bonecos, fantoches e materiais para representar os personagens do livro.
O projeto “Toda Quinta tem História” iniciou no ano passado, com o objetivo de inserir o livro, de maneira prazerosa, no cotidiano da criança. A ideia é oferecer, de forma periódica, atividades de contação de histórias para a comunidade londrinense, estimulando a leitura e ocupando os espaços culturais da cidade.
Segundo a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, o projeto democratiza o acesso ao livro, à leitura e à literatura, além de levar a criança ao mundo da imaginação, o que possibilita diversas reflexões e uma formação integral do ser. “Por exemplo, reflexões a respeito do bem e do mal, do mundo em que vivemos, sobre os familiares, entre outras. Além disso, o livro tem o poder de curar sentimentos e emoções”, frisou.
O livro desta semana, “O Pequeno Príncipe”, é uma obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. O livro debate a perda da inocência e fantasia ao longo dos anos, conforme as pessoas vão crescendo e abandonando a infância. Mesmo sendo considerado uma literatura para crianças, a obra é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético.