A Orquestra Sinfônica da UEL apresenta nesta quinta-feira (9) no Teatro Ouro Verde o concerto especial "Os Sons do Nordeste" composto exclusivamente por obras de inspiração nordestina. Os ingressos são vendidos pela internet ou na bilheteria do Teatro Ouro Verde das 12h às 20h e custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.
Os convidados de honra para conduzir o concerto serão o Maestro André Muniz e o violinista Rucker Bezerra como solista - ambos membros permanentes do Corpo Docente do Mestrado em Música da UFRN, que dá suporte ao evento.
O programa trará diversas obras de compositores que participaram do início do Movimento Armorial, iniciado em 1970 em Pernambuco pelo escritor Ariano Suassuna. A primeira peça será "Aboio", escrita em 1975 pelo violinista e compositor pernambucano Cussy de Almeida, que resgata a sonoridade do canto dos vaqueiros na caatinga nordestina. A seguir "O Prinspo Alumioso" de Clovis Pereira, composta em 1973, faz alusão a um dos personagens de Ariano Suassuna.
O "Concertino para Violino e Orquestra" de Guerra-Peixe, que contará com o solo de Rucker Bezerra, foi escrito em 1972 para a Orquestra Armorial de Pernambuco por solicitação de Cussy de Almeida e é uma das obras mais representativas do Movimento Armorial. Por fim, a obra do compositor contemporâneo Danilo Guanais - "Parandares" - composta em 2007 em homenagem ao 80º aniversário de Ariano Suassuna, oferece uma mostra da estética armorial nos dias atuais.
(Com assessoria de imprensa)