A Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) apresenta na próxima quinta-feira (5), às 20h30, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, o concerto "Mozartianas", sob a regência do Maestro Alessandro Sangiorgi. O concerto faz parte da edição 2018 da Temporada Ouro Verde.
Mozart, gênio musical precoce do período clássico, inspirou inúmeras gerações de compositores ao longo da história. No programa desta semana terá a Sinfonia "Júpiter" - última sinfonia de Mozart. O título toma emprestado o nome do maior planeta do sistema solar. Também serão apresentadas obras de compositores do século 20 que se inspiraram em Mozart e sua obra.
Do compositor francês Jacques Ibert será executada a obra "Hommage a Mozart", composta em 1956 em forma de Rondó, cujo tema se desenvolve numa breve fuga ao estilo de Mozart. Ocasionalmente, Ibert deixa claro que esta é uma composição do século 20. Ele finaliza com o refrão de recorte clássico.
Para finalizar o programa, a OSUEL apresenta a "Sinfonietta nº 1" de Villa-Lobos, composta em 1916 com o subtítulo "À Memória de Mozart". O compositor brasileiro homenageia o mestre austríaco, utilizando dois temas de Mozart nesta Sinfonietta: o primeiro, segundo Villa-Lobos, "delicado e sutil sugere a elegância aristocrática europeia do século 18"; o outro, "violento, profundo e misterioso, apresenta as características do gênio livre e espontâneo de Mozart".
Ingressos - Os ingressos estarão à venda no Teatro Ouro Verde na quarta-feira e quinta-feira, das 13 às 19 horas. Na quinta-feira, dia do concerto, os ingressos serão vendidos até o início do espetáculo.
(Agência UEL)