Música

Projeto Banda Nova promove dois shows gratuitos nesta quinta-feira

20 nov 2018 às 16:50

A 6ª edição do Projeto Banda Nova continua, nesta quinta-feira (22), com mais um encontro de bandas londrinenses. Às 19h, o Centro Cultural Sesi/AML recebe o grupo Aruandê, com músicas que exaltam divindades das religiões de matriz africana, e Wood Surfers, banda de surf music instrumental, que sobe ao palco às 20h. Os ingressos para os dois shows podem ser retirados gratuitamente no local, na rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, a partir das 18h.

O Aruandê apresenta canções inspiradas nos preceitos e simbologias das religiões de matriz africana, cantando sobre tradições como orixás e benzedeiras. A banda surgiu em 2016 a partir de um grupo de pesquisa sobre o assunto, inicialmente com Camila Taari (voz) e Rafael Rosa (voz e violão), e ganhou mais sonoridade com Wellington Filho (cavaco), Camila Rios (percussão) e André Coudeiro (bateria e percussão).

O grupo Wood Surfers começou fazendo covers de importantes nomes da surf music, gênero musical associado à cultura do surfe que alcançou grande popularidade nos anos 1960. O primeiro álbum da banda, formada em 2013, foi gravado ao vivo, em Londrina, e será lançado em breve por um selo independente do Texas (EUA). Na formação atual da banda, estão Isis Karolina (baixo), Marcos Pelisson (guitarra) e Daniel Rosa (bateria).

O projeto – O objetivo do Banda Nova, que está completando 10 anos, é promover shows de gêneros musicais diferentes, apresentando duas bandas da região com músicas autorais e releituras. Doze bandas participarão desta edição do projeto. Em outubro, a abertura ficou a cargo de Surface e Diogo Morgado Quartet. A programação de dezembro inclui os grupos Casa da Dona Alice e Etnyah e, para fevereiro, está previsto um show com Búfalo’s D’Água e De um Filho, De um Cego. Em março, os destaques serão Sincopaduo e Mour e, no mês de abril, Aminoácidos e Octopus Trio.

O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A realização é da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) em parceria com o Centro Cultural Sesi/AML, com apoio da Rádio UEL FM e do Canal Bons Negócios. A produção é assinada por Silvio Ribeiro e João Ribeiro.

As primeiras edições do Banda Nova ocorreram no Bar Valentino, na Concha Acústica e em outros espaços da cidade. Cerca de 600 músicos e mais de 150 bandas já passaram pelo projeto, inclusive de destaque nacional, como Cluster Sisters, Vitor Conor, Maracutaia do Samba, The Brotherhoods, Marujo Cartel, Bemol Blues Band, Samba 172, Castores e Patos, MC Sergin, Marquinhos Diet, Lobisomem, Mucambo de Banto, entre outros.

 


Com informações N.com