Neste domingo (26), às 11 horas, a VII Mostra de Música de Câmara, promove, no Teatro Ouro Verde, um concerto com a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”. O público prestigiará um repertório eclético, composto por obras clássicas e contemporâneas. A direção musical é do violinista e maestro Evgueni Ratchev.
De acordo com a coordenadora geral da Mostra de Música de Câmara, Irina Ratcheva, a apresentação marca a estreia da série "Concertos aos Domingos na Cidade de Londrina", que resgata os tradicionais concertos matinais frequentados pelo público londrinense nos anos passados. Segundo ela, também pontua as comemorações dos 20 anos da Orquestra Solistas de Londrina, que convidou dois músicos integrantes do grupo, Natanael Fonseca e Jairo Chaves, como solistas especiais, que vão interpretar obras de Telemann e Krebs.
No programa de domingo será obras de J.S. Bach (Aria na 4ª corda), Abinoni (Sinfonia a 4, Sí bemol maior), J. Ludwig Krebs (Concerto para Violão e Cordas em Sol maior, com Natanael Fonseca –violão- como solista), G. Ph. Telemann (Concerto para Viola e orquestra, com Jairo Chaves –viola- como solista), Bach e Clarice Assad (Bachiana nº 5 – Cantilena), W. A. Mozart (Eine Kleine Nachtmusik, (K 525) Elgar e Clarice Assad (Variações Enigma para Cordas), J. Strauss (Pizzicato Polka para Cordas), R. Krieger (Concertino barroco) e Ary Barroso (Aquarela do Brasil).
A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina é considerada um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Contabiliza mais de 250 concertos, participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, seis álbuns gravados e vários prêmios nacionais. Em 2018 a orquestra comemora 20 anos de história, sob a direção do violinista e spalla Evgueni Ratchev. Para este ano, o grupo promete realizar apresentações em diversos locais da cidade, como escolas, igrejas e teatros. O lançamento de um CD, com as principais obras brasileiras gravadas pela orquestra, e de um novo site, também vão marcar a data comemorativa.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Ouro Verde, ao custo de R$ 10 e R$ 5, meia-entrada e ingresso social. Para adquirir o ingresso social é necessário doar uma caixa de leite, que posteriormente será doada para a Organização Não Governamental (ONG) Viver.
Sobre os solistas – O músico Natanael Fonseca tem a sua trajetória musical dividida entre o violão erudito e a viola de arco. É violista na Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina desde sua fundação.
Jairo Chaves é vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, já atuou como solista à frente de várias orquestras brasileiras e europeias e realizou recitais na Europa e Estados Unidos. Atua como Primeiro Violista da Orquestra Sinfônica da UEL, desde 1995, e da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” desde sua fundação em 1998. O músico também é muito convidado para realizar gravações, recitais solo, participações e atuar como professor em Festivais de Música pelo Brasil.
Fotos: Divulgação/Saulo Ohara
(Com informações N.com)