A quantidade ideal de água a ser ingerida diariamente depende de vários fatores, como a idade e o peso da pessoa, as atividades físicas que realiza, até mesmo o clima e a temperatura do ambiente onde vive.
Crianças, gestantes, mães em amamentação e idosos são grupos com mais risco de desidratação. Portanto, devem estar mais atentos à necessidade de hidratação diária, que deve vir predominantemente do consumo de água pura, mas também da água contida nos alimentos, chás e sucos naturais.
Confira abaixo algumas dicas para ajudar quem não gosta ou tem dificuldades em beber água:
Beba água aromatizada: para quem não é muito fã do gosto da água, a água ‘aromatizada’ com rodelas de limão, folhas de hortelã, abacaxi, canela em pau ou gengibre pode ser uma boa opção.
Ande com uma garrafinha: ter à mão pequenas garrafas com água fresca é uma boa solução quando se está fora de casa. Além disso, com a preocupação com a sustentabilidade, hoje em muitos lugares não são oferecidos mais copos plásticos.
Tome mais chá e café: essas bebidas são boas fontes de líquido. Entretanto, neste caso, convém não adicionar açúcar ou, pelo menos, reduzir a quantidade ao mínimo.
Coma mais frutas e verduras: a maioria dos alimentos in natura ou minimamente processados e as preparações com esses alimentos têm alto conteúdo de água. O leite e a maior parte das frutas contêm entre 80% e 90% de água. Verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas costumam ter mais que 90% do seu peso em água. Após o cozimento, macarrão, batata ou mandioca têm cerca de 70% de água. Um prato de feijão com arroz é constituído de dois terços de água. Quando a alimentação é baseada nesses alimentos e preparações, é usual que forneçam cerca de metade da água que precisamos ingerir.
Tome um copo antes das refeições: antes do café da manhã, dos lanches, do almoço e do jantar, tome um copo de água. Essa é uma estratégia indicada para os esquecidos, que assim podem garantir a ingestão de pelo menos cinco copos de água por dia.
Beba água com gás e limão: essa é uma dica especial para substituir o refrigerante, que possui alta proporção de água, mas contêm açúcar ou adoçantes artificiais e vários aditivos.
Aplicativos: para facilitar a vida de quem esquece de beber água ao longo do dia, uma outra opção é baixar aplicativos de celular que enviam lembretes, e também ajudam a controlar a quantidade de água ingerida diariamente.