A partir deste mês, o Paraná ganha duas novas conexões aéreas estratégicas que prometem fortalecer o turismo e os negócios no estado. A Azul Linhas Aéreas começou a operar nesta terça-feira (3) o novo voo direto entre Curitiba e Assunção, no Paraguai. O primeiro voo, inclusive, teve alta demanda e os 136 assentos foram preenchidos.
Além disso, a companhia anunciou voos diários entre Curitiba e Florianópolis, em Santa Catarina, que estarão disponíveis durante a alta temporada, de 16 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025.
O novo voo para Assunção, capital do Paraguai, será operado duas vezes por semana, às terças e sábados, com aeronaves Embraer E2, de fabricação brasileira e capacidade para 136 passageiros. “A partir de agora, Curitiba tem um novo voo internacional, que será importante para desenvolver o turismo e os negócios entre os dois países”, explicou César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.
ASSUNÇÃO - Para marcar o voo inaugural entre Assunção e Curitiba, uma cerimônia no Aeroporto Afonso Pena aconteceu nesta terça-feira (3). A nova rota amplia as conexões internacionais de Curitiba, que recentemente passou a oferecer voos diretos para Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Buenos Aires (Argentina), reforçando a posição do Paraná como um hub estratégico na América Latina.
A novidade foi bastante comemorada pela farmacêutica Luz Marina Duarte, uma das passageiras do primeiro voo do Paraguai para cá. Ela morou em Curitiba por 30 anos e agora reside em Assunção. “É uma facilidade. Antes para vir para cá tinha que ir primeiro para São Paulo, às vezes compensava vir de ônibus em uma viagem longa, mas agora é rápido e direto”, alegra-se.
Pedro Falcon, diretor de marketing de uma operadora de turismo, conta que a rota já possuía uma demanda reprimida. “Paraguaio ama praia e lá não tem. Então o Paraná acaba sendo um destino próximo com praia, mas antes era preciso fazer outras escalas para chegar. Anunciamos a nova rota em outubro e já temos muitos pedidos para grupos que vão aproveitar o verão por aqui”, conta.
De acordo com o secretário do Turismo, Marcio Nunes, a expectativa é de chegar ao final de 2024 com mais de 800 mil turistas visitando o Paraná. “Isso significa um potencial de R$ 1 bilhão na economia do Estado com a movimentação que o turismo causa. É o estado que cuida do paranaense, mas também dos nossos visitantes, com opções de voos, infraestrutura e segurança”, reforça.
FLORIANÓPOLIS - Os voos diários entre Curitiba e Florianópolis serão operados com aeronaves com capacidade para 70 passageiros. As saídas de Curitiba estão previstas para as 15h30, com retorno às 17h, e operação até 2 de fevereiro de 2025. Durante a alta temporada, a Azul também reforçará a operação no estado com 123 voos extras saindo de Curitiba para destinos como Recife (PE), Maceió (AL), Congonhas (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP), totalizando mais de 14 mil assentos adicionais.