Todos os locais
Todos os locais
Turismo
Paraná

Turismo no Paraná cresce quase o triplo da média nacional entre janeiro e outubro

Segundo o IBGE, atividades turísticas do Estado cresceram 6,1% no período, enquanto que a média nacional foi de 2,3%.
11 dez 2024 às 14:55
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto:

As atividades turísticas no Paraná cresceram quase o triplo da média nacional entre janeiro e outubro de 2024, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (11). Segundo o levantamento, o Paraná teve uma alta de 6,1% nos dez primeiros meses do ano, enquanto o Brasil registrou um crescimento de 2,3% no mesmo período.


O índice coloca o Paraná como o quarto estado com o maior aumento acumulado em 2024, atrás apenas de Santa Catarina (8,9%), Pará (8,6%) e Bahia (7,3%). O turismo paranaense tem um crescimento superior a Rio de Janeiro (5,5%), Minas Gerais (4,4%), Pernambuco (3,8%) e São Paulo (2,4%), entre outros.

“O turismo paranaense está crescendo de uma forma nunca antes vista. Estamos avançando em diversos aspectos, como na infraestrutura, na oferta de serviços e na qualidade na prestação destes serviços”, afirmou o secretário de de Estado de Turismo, Márcio Nunes.


RECEITA – O aumento na atividade turística também impactou positivamente no faturamento das empresas do setor no período. Entre janeiro e outubro deste ano, a receita nominal das empresas paranaenses ligadas às atividades turísticas cresceu 10,8%.


“O turismo tem impacto na criação de empregos, geração de renda nos municípios e na melhoria na qualidade de vida das pessoas. A cada ano que passa, o Paraná se consolida como uma referência nesse setor”, afirmou Márcio Nunes.

Outras notícias

Do navio para a praia: pela 1ª vez Ilha do Mel recebe turistas diretamente de cruzeiro

Tá na Rota navega até a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina

Motociclistas se reúnem em Inácio Martins para a 3ª edição do Moto Café nas Alturas


O aumento é o quinto maior do Brasil, atrás apenas de Bahia (16,3%), Minas Gerais (13%), Pará (13%) e Santa Catarina (13%). O crescimento na receita do turismo paranaense superou o índice de estados como São Paulo (10,4%), Pernambuco (10,4%), Goiás (10,1%) e Ceará (9,9%). Na média nacional, o aumento na receita foi de 9,5%.


INVESTIMENTOS – O crescimento do Paraná é reflexo também dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na melhoria da estrutura para a recepção de turistas e na promoção de mais atividades para os visitantes.


As obras na nova orla de Matinhos, as atividades do Verão Maior Paranáe a entrada de Paranaguá nas rotas internacionais de cruzeiros, por exemplo, alçaram o Litoral do Paraná a um novo patamar na oferta de serviços turísticos.


Em outras regiões do Paraná, o Estado também tem projetos concluídos ou em andamento de fomento ao turismo, como a melhora na estrutura das praias de água doce do Noroeste, a concessão do Parque de Vila Velha e a construção do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu em parceria com o Centre Pompidou de Paris.


“Temos atuado em diferentes aspectos para promover o turismo do Paraná. Ao longo deste ano, realizamos capacitações de agentes de viagens, contabilizando mais de 8 mil profissionais preparados para vender o destino Paraná no Brasil e no exterior. Esse crescimento pode ser encarado também como um maior posicionamento do setor paranaense no mercado, colocando o Paraná na prateleira de cima do turismo internacional”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Veja também

Relacionadas

Tá na Rota
Imagem de destaque

Tá na Rota explora Vinícola La Dorni em Bandeirantes, no Paraná

Cidade
Imagem de destaque

Carnaval em Foz do Iguaçu agita a fronteira e lota a Av. JK no centro da cidade

Tá na Rota

Tá na Rota: conheça o passeio Macuco Safari nas Cataratas do Iguaçu

Tá na Rota

Tá na Rota traz os melhores momentos do Show Rural 2025

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Novas imagens de câmeras de segurança mostram momento de grave acidente na Rua Humaitá

Cidade
Londrina e região

Homem de 53 anos é encontrado morto dentro de córrego em Ibiporã

Cidade
Cascavel e região

Moradora de rua em Cascavel tem medo de ficar sem assistência e cometer crimes

Cidade
Londrina e região

Mulher filmada matando companheiro tem liberdade provisória concedida pela justiça

Cidade
Londrina e região

Novos semáforos são instalados em Londrina na região central e na zona sul da cidade

Podcasts

Podcast Heróis e Vilões | EP 1 | Reflexões Entre Crimes, Mitos e Medalhas

Podcast Café com Edu Granado | EP 6 | Para além do diagnóstico: autismo, amor e propósito | Maicon Almeida

Podcast PodGuest | EP 5 | Juju Ferrari e Stefany Thais

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.