Em 2023, o Cascavel irá disputar a primeira divisão do Campeonato Paranaense pela oitava vez seguida. E o técnico Ademir Fesan, apresentado em setembro, sabe bem da responsabilidade que terá pela frente. Ele será o nono treinador a comandar o time na elite estadual. E seu antecessor, Tcheco, apresentado como treinador do Azuriz para a próxima temporada, conquistou algumas marcas significativas no Cascavel. Levou o time a uma decisão do Paranaense em 2021. Logo, a diretoria passou o desafio para Fesan, não só de reconduzir a equipe para uma final do Estadual como conquistar o tão sonhado acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. “Para mim, é um desafio gigante. É óbvio que estou preparado para esse momento. O FC Cascavel é um clube que só vem em evolução. É um clube muito respeitado no cenário nacional. Nós sabemos que nosso maior desafio é chegar bem no Paranaense, mas, principalmente, é conseguir o acesso para a Série C que todos estão querendo, os torcedores, e nós vamos buscar isso”, disse.
Esta semana, Ademir Fesan já chegou ao clube e fez uma série de reuniões com a diretoria. O primeiro trabalho do treinador foi organizar o planejamento para a pré-temporada e para a recepção dos jogadores. O elenco inicia os treinamentos no próximo dia 15 de novembro. Logo, Fesan também inicia o seu trabalho de maneira efetiva no comando da equipe. “O primeiro momento é de organização, de planejamento, a montagem do elenco e as questões estruturais, embora o clube já esteja bem adiantado neste quesito. Até porque, oficialmente, nossa pré-temporada começa no dia 15. Então, estas duas primeiras semanas de trabalho é mais para que a gente possa organizar a casa”, disse o treinador.
Elenco
Até agora, o Cascavel fez o anúncio de quatro reforços: do lateral-esquerdo César Morais, do zagueiro Ferreira, do meia-atacante Wagner Gomes, e de Ferrugem, ex-Corinthians. Também anunciou as renovações de Jacy e Doka. Ademir Fesan poderá contar com vários atletas que defenderam o Cascavel nesta temporada. “Alguns destes jogadores, eu já trabalhei. Outros nós fomos buscar no mercado, avaliamos, também temos atletas que estão renovando os seus contratos, estão continuando no clube, e que nós entendíamos que poderiam continuar com a gente. Então, entendemos que estamos montando um elenco bem competitivo”, disse.