Esporte Regional Cascavel

Ademir Ramos ficou com o 12º lugar na classificação geral da São Silvestre

03 jan 2024 às 15:44

O ambiente das ruas é bem familiar para Ademir Ramos. Ele trabalha numa empresa que faz a limpeza urbana de Cascavel. Mas ele está se notabilizando como o ‘raio das ruas’ pelo que faz nas corridas. Ademir é uma celebridade nesta atividade esportiva. O ‘raio’ brilhou pelas ruas de São Paulo na tradicional Corrida de São Silvestre, prova que encerrou o calendário esportivo de 2023 no último domingo (31). Aliás, a corrida teve 35 mil inscritos de acordo com a organização. E nesse universo de corredores, os maratonistas de ponta e os que querem apenas curtir a prova, estava Ademir Ramos. Esta foi a quarta participação do corredor cascavelense na São Silvestre. Mas ele não conseguiu largar no pelotão de elite.

Mas perseguiu os corredores mais rápido do planeta. Só a título de comparação, o vitorioso da prova masculina foi o queniano Thimothy Kiplagat, que venceu a São Silvestre pela primeira vez e completou o percurso de quinze quilômetros com 44min52s. Na categoria feminina, a também queniana Catherine Reline venceu pela segunda vez seguida, com o tempo de 49min54s.

E Ademir Ramos fez um tempo de 52min29s. Esse não foi o melhor tempo dele em termos de São Silvestre, mas garantiu o 12º lugar na classificação geral. Só para se ter uma ideia, o melhor brasileiro foi apenas o sexto colocado. Desse modo, Ademir se mostra satisfeito com a participação na tradicional corrida. “No ano passado, eu havia feito a prova com 50min50s, o meu melhor tempo na São Silvestre. Mas fiquei com o 12º lugar na classificação geral. Para mim, foi uma emoção muito grande principalmente na hora da concentração antes da largada. Você não pode perder o foco daquilo que você já fez e ficar preparado para o momento da largada”, disse o atleta. 



Próximo desafio

Ademir Ramos já volta as atenções para a próxima corrida, que será a primeira dele no ano de 2024. E também será uma corrida de peso. O corredor quer garantir presença na Maratona de Blumenau, no fim de março. Ele explica que ainda depende da liberação do treinador para participar da prova de 42 quilômetros. Mas a maratona no estado catarinense não é uma novidade para ele. Em 2023, Ademir Ramos já esteve na Maratona de Blumenau e terminou a prova na quarta colocação na classificação geral. “Se Deus quiser, essa será a minha primeira prova do ano, mas ainda dependo da liberação do meu treinador. Ele está de folga, mas já vamos começar a preparação. No ano passado, eu participei dessa prova e completei o percurso de 42 quilômetros com 2h25min”, disse.

 

Sabrina

A região oeste do Paraná teve vários representantes na tradicional São Silvestre. E a corredora Sabrina Jonck, que é bastante conhecida no universo das corridas em Cascavel, também esteve em São Paulo no último dia 31 de dezembro. No caso dela, foi a primeira participação na São Silvestre. “Essa é a corrida que deve estar no currículo de todo corredor de rua. Acredito que é o sonho de todo o atleta e tive o privilégio de participar da prova em 2023. Eu trouxe, com muito orgulho, a medalha de participação. Foram quinze quilômetros de pura adrenalina, festa, gratidão, comemoração e muita energia positiva. A galera vibrando e gritando. Foi contagiante e uma realização incrível. E eu estou muito grata e muito feliz por ter essa prova no currículo, por ter realizado esse sonho de participar da Corrida de São Silvestre. Pretendo voltar em outras edições e fazer parte dessa festa incrível, a maior corrida de rua do nosso país”, disse a atleta em vídeo enviado por celular.