“O Cascavel venceu o Avenida por 3 a 0 na última rodada da Série D do Brasileiro”. É verdade esse bilhete! A notícia até causa um pouco de espanto. Até porque, o torcedor aurinegro estava acostumado com empates, derrotas e alguns poucas vitórias magrinhas na temporada. Estava acostumado com pouquíssimas bolas nas redes. Mas, de fato, o Cascavel se despediu da Série D com uma boa vitória por 3 a 0. Só para se ter uma ideia, o ataque aurinegro não fazia três gols numa mesma partida desde o dia 05 de março do ano passado, quando derrotou o Coritiba por 3 a 1 no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. O placar de 3 a 0 não acontecia desde o dia 26 de fevereiro de 2023, quando o Cascavel fez esse mesmo resultado sobre o Foz do Iguaçu, na última rodada do Estadual. E em competições nacional, o time cascavelense não marcava três gols no mesmo jogo há mais de dois anos. No dia 09 de julho de 2022, derrotou o Marcílio Dias por 3 a 0, na penúltima rodada da fase de grupos da Série D.
Contra o Avenida, no domingo, os gols foram de Manoel, duas vezes, e Negueba. Manoel fechou a temporada como artilheiro do Cascavel com cinco gols. Ele fez mais dois no Campeonato Paranaense e superou Rodrigo Alves, que marcou quatro vezes no ano. Com a vitória, o Cascavel até melhorou um pouco o desempenho ofensivo na Série D. Em treze jogos, a equipe tinha marcado apenas cinco vezes. E fechou a campanha com oito gols. Foi o pior ataque do Grupo A8. Mas deixou de ter o pior ataque da Série D. Esse posto ficou com o Patrocinense, que marcou apenas seis gols e terminou na lanterna do Grupo A7.
A vitória não melhorou a posição na tabela. O Cascavel terminou mesmo na lanterna de seu grupo com apenas 15 pontos. Essa foi a pior campanha do clube em cinco participações na Série D. Nas três primeiras, em 2020, 2021 e 2022, o Cascavel passou da primeira fase e caiu no mata-mata. Já no ano passado, também foi eliminado na fase de grupos, mas somou 16 pontos.
Classificados
O Cascavel fez companhia aos três times de Santa Catarina. Todos foram eliminados na fase de grupos no fim de semana. O Hercílio Luz até venceu o Cianorte, mas como não dependia só de si, terminou no quinto lugar com 18 pontos. O Concórdia começou a rodada no G-4, mas foi derrotado pelo Brasil de Pelotas por 2 a 1 e caiu para o sexto lugar com 16 pontos. O Barra foi superado pelo Novo Hamburgo por 1 a 0 e fechou a Série D em sétimo lugar também com 16. Desse modo, os quatro classificados da chave foram o Cianorte, líder com 22 pontos, o Xavante ficou com o segundo lugar com 21, o Avenida ficou com o terceiro lugar com 19, apesar da derrota para o Cascavel, e o Novo Hamburgo ficou com a última vaga com 18 pontos. Esses quatro times vão cruzar com os quatro classificados do Grupo A7. O Cianorte encara o Costa Rica do Mato Grosso do Sul. E o Novo Hamburgo cruza com o Maringá. O Dogão derrotou o Santo André no fim de semana por 1 a 0, confirmou a liderança da chave com 32 pontos e segue com a terceira melhor campanha da Série D. A Inter de Limeira vai enfrentar o Avenida. E o Brasil de Pelotas pega o Água Santa.