O jogador Gustavo de Souza Detro é um ‘gradalhão’ pela idade dele. Passa dos 1,80 de altura com apenas 15 anos. E com esse tamanho todo se destaca no handebol, tanto é que foi convocado para defender a Seleção Paranaense da modalidade. Mas o garoto da equipe do técnico Cesar Casagrande se destaca não apenas pelo tamanho, mas pelas virtudes como atleta dentro de quadra. Foi por isso que ele foi requisitado para a Seleção do Estado. Detalhe: é uma seleção cadete Sub-16. Ou seja, Gustavo irá buscar uma vaga na Seleção definitiva com jogadores de mais idade.
O atleta já vinha sendo chamado para período de treinamentos. Agora, na terceira fase seletiva, ele tenta consumar a vaga definitiva. Em julho, o Paraná irá disputar o Campeonato Brasileiro Cadete, em Campo Grande. O período de treinamentos para o armador central será na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de abril, em São Carlos do Ivaí. “Essa convocação representa muita responsabilidade. Tem que pensar que agora você é um atleta de Seleção. E atuar como um exemplo para os atletas mais jovens. Tem que ensinar o que aprende lá para os atletas mais jovens, não guardar esse aprendizado só pra você. O que eu aprender lá quero passar para os outros porque eu quero que eles estejam lá também”, disse o jogador.
Por conta da convocação para a Seleção do Estado, Gustavo irá desfalcar o time de Cascavel na etapa do Campeonato Paranaense de handebol Sub-18. O time irá enfrentar Mariluz e Telêmaco Borba no mesmo fim de semana.