Doze times iniciam a disputa do Campeonato Paranaense. E no Estadual é assim. Os times do interior tentam desbancar os representantes da Capital. A supremacia, claro, continua com as equipes de Curitiba. Em 109 edições do Paranaense, apenas 14 times do Interior conseguiram levantar a taça.
Mas, nos últimos anos, os representantes do interior têm desafiado as equipes da Capital.
As duas últimas edições do Campeonato Paranaense tiveram finais entre equipes da Capital contra o Interior. No ano passado, a decisão foi entre Athletico-PR e Cascavel. O Furacão venceu o jogo de ida por 2 a 1, no Estádio Olímpico. Depois, levantou a taça com um empate sem gols na Arena da Baixada.
Já em 2022, a decisão foi entre Coritiba e Maringá Futebol Clube. O Coxa venceu os dois jogos e faturou o título. Alias, o alviverde segue como o maior campeão com 39 títulos. Mas em 2024, teremos uma nova final entre Capital e Interior? A reponsabilidade maior é do atual campeão. Em 2023, o Furacão faturou o vigésimo sétimo título. Mas neste ano se tornou o único time de Série A do Brasileiro entre os doze participantes. E também é o ano do centenário do clube.
Mas Curitiba terá mais representantes neste Estadual. Além de Athletico e Coritiba, a Capital terá ainda o Andraus Brasil, que veio da divisão de acesso e que vai estrear na elite. O Andraus vai mandar os jogos na Vila Capanema. O Independente São Joseense é de São José dos Pinhais, portanto, faz parte da Região Metropolitana de Curitiba. Esta será a terceira vez seguida do Independente na elite Estadual.
Seis times representam o interior do Estado. O Cascavel será o único representante da região oeste e é o atual vice-campeão. Esta será a décima vez consecutiva da Serpente Aurinegra na primeira divisão.
Do interior, os mais tradicionais são Operário e Londrina. O Fantasma foi campeão em 2015 e se tornou o único time de Série B no Estado. Já o Tubarão caiu para a Série C, mas é o representante do interior como maior número de títulos e venceu cinco vezes. Maringá vai ter, de novo, duas equipes: o Maringá Futebol Clube e o Galo Maringá, o antigo Aruko, que esteve na elite em 2023. Fechando a relação, o Azuriz, que vai para a sua quarta participação seguida na elite e representa o sudoeste paranaense.
E será que os times do interior conseguem desbancar os times da capital e decidiram o título deste ano. Bom, o Estadual teve uma final do interior bem recente. Em 2021, o Londrina conquistou o quinto título ao derrotar o Cascavel nos pênaltis. A bola rola hoje. E quem vai levantar o troféu deste ano. Capital ou Interior?
Tarobá Esporte
O volante Rafael Costa, jogador do Cascavel, participou ao vivo do Tarobá Esporte desta quarta-feira (17) e projetou a estreia do clube no Estadual. A Serpente Aurinegra fará o primeiro jogo nesta quinta (18) e recebe o Azuriz, no Olímpico.