Esporte Regional Cascavel

Cascavel: a capital das Américas do Kickboxing

17 nov 2022 às 14:55

Cascavel está se tornando uma referência no kickboxing. Só para se ter uma ideia, a Seleção Brasileira da arte marcial que disputou o último mundial na Itália teve vários lutadores da Capital do Oeste. No ano passado, Cascavel sediou o Campeonato Sul-Americano da arte marcial. E agora é sede do Campeonato Pan-Americano de Kickboxing, simplesmente o maior evento esportivo da arte marcial de todos os tempos. O Pan reúne em Cascavel cerca de mil lutadores de 18 países das Américas. A solenidade de abertura ocorreu na noite de quarta-feira (16), no Centro de Convenções e Eventos. Mas as disputas começaram na tarde desta quinta (17), no ginásio Sérgio Mauro Festugatto, que fica no Complexo Esportivo Ciro Nardi. A competição terá sequência nesta sexta (18) e no sábado (19) e será concluída no domingo (20). Jefferson Lázaro Alves é um dos organizadores do Pan e tem as filhas, Vitória e Laura, na disputa pelo título da competição. Jefferson acrescenta que um evento desta proporção oferece inúmeros benefícios para Cascavel. “É o maior Pan-Americano da história, um dos maiores eventos da história de Cascavel e da história do Kickboxing. E ele oferece melhorias para a economia do município com o fomento do turismo esportivo. Começamos com uma projeção e o evento passou disso. Até pelo Sul-Americano que foi realizado na cidade no ano passado. E foi realizado de uma forma que os atletas gostaram tanto que fez com que este evento ficasse ainda maior”, disse.

Jefferson acrescentou que quem tiver interesse em acompanhar as disputas, a entrada no Sérgio Mauro Festugatto será gratuita. Outra opção é acompanhar pela internet, já que o evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Confederação Brasileira de Kickboxing. “É a festa da Confederação Pan-Americana, é a festa do esporte na cidade de Cascavel”, disse o presidente da Confederação Pan-Americana de Kickiboxing, Paulo Zorello.

 

Cascavel

Jefferson também destacou a boa participação de atletas de Cascavel, que terão o privilégio de lutar em casa. Ao todo, serão 25 atletas do kickboxing co município na disputa. "Cascavel tem atletas de altíssimo nível. No Mundial Sub-17 que foi realizado recentemente na Itália, tivemos cinco atletas de Cascavel, a cidade teve a maior participação na delegação brasileira. Cascavel está muito bem representada", disse ele.

Alguns nomes que representam Cascavel têm chances de título. Além de Vitória e Laura Camargo, filhas de Jefferson, Cascavel conta ainda com Maria Heloísa Belanson, a 'Sinistrinha', que esteve no Mundial da Itália. Maylon Anacleto foi terceiro colocado no Mundial e quer mais uma conquista internacional. O time brasileiro terá ainda Guilherme Bueno, Matheus Dahmer e Mariana Nunes. Mariana não disputou o Mundial da Itália, mas, recentemente, lutou o WGP de Kickboxing, evento profissional da arte marcial que foi realizado em Curitiba. Na luta, Mariana derrotou a atleta peruana Lara Nieves. “Aqui, em Cascavel, acontece a seletiva para o World Combate Games, evento patrocinado pelo Comitê Olímpico Internacional e nossos atletas terão a chance de disputar uma das vagas e interagir com os principais atletas do continente americano", destacou Zorello.