Esporte Regional Cascavel

Cascavel estreia em casa na Liga Nacional de handebol

23 jun 2023 às 13:45

Em 2022, o Cascavel Handebol alicerçou de vez a sua posição no cenário nacional com a conquista do título do Campeonato Brasileiro de Clubes, em Manaus. Aliás, o título fez com que a equipe marcasse presença no Campeonato Sul-Centro-Americano de Clubes, uma espécie de ‘Libertadores’ do handebol, já que reuniu os principais times do continente, em São Paulo.

Neste fim de semana, o Cascavel Handebol inicia a jornada em mais uma competição de nível nacional e busca um título inédito. A equipe cascavelense fará a estreia na Liga Nacional com dois jogos no ginásio Sérgio Mauro Festugatto. O primeiro deles será na tarde deste sábado (24), às 16 horas, contra Joinville. Depois, na manhã de domingo (25), às 10 horas, o confronto será contra Blumenau.

Marcelo Rizotto, o ‘Cebola’, é um dos gestores da Associação Cascavelense de Handebol (ACH) e também jogador da equipe. Ele falou o que é preciso para acompanhar a partida no Sérgio Mauro e conta com o apoio da torcida. E também explicou como será a fórmula de disputa da liga Nacional. Cascavel disputa a Conferência Sul, com outros quatro times de Santa Catarina. Aliás, será o único representante do Paraná na disputa. “Temos dois jogos em casa e pretendemos estrear com a ‘mão direita’ nestas duas partidas contra Joinville e Blumenau. Teremos entrada franca nos dois jogos e estaremos de braços abertos esperando a todos. Esperamos lotar o ginásio, mas vamos ter alunos do projeto. E todos que quiserem passar por lá serão muito bem-vindos. Nessa fase zonal somos os únicos representantes do Paraná e teremos quatro jogos contra times de Santa Catarina: Joinville, Blumenau, Itajaí e Nacional de São José. Eu acho que dá para fazer bons jogos e se classificar para a próxima fase da competição. Mas para se classificar de maneira direta temos que ser campeões da Conferência Sul. Senão teremos que fazer play-offs, jogos de mata-mata ida e volta com equipes de São Paulo”, disse.

 



Avaliação

Cascavel ficou com um surpreendente quarto lugar no Campeonato Sul-Centro-Americano em São Paulo. Foi a primeira vez que a equipe disputou uma competição internacional. E Marcelo também fez um balanço da participação cascavelense no certame. “No Paranaense a gente vem jogando bem, liderando a competição. E o Sul-Centro foi uma oportunidade que apareceu para nós, para irmos para São Paulo e jogarmos a Libertadores de handebol. E surpreendeu até nós mesmos. Fomos bem, nos classificamos para as semifinais. E perdemos a semi por detalhe. Mas ficamos entre os quatro times da América do Sul. E isso para o handebol de Cascavel, que está iniciando um trabalho mais sério, mais profissional, isso vale muito”, disse ele.