O técnico Neudi Zenatti é um dos mais ilustres torcedores do Fluminense, em Cascavel. Inclusive, ele vivenciou um momento único neste ano. Viu o time do coração ser campeão da Libertadores da América dentro do Maracanã. Ou seja, o Flu se tornou o único time a levantar a taça em seus domínios desde que a Liberta passou a ter a final em jogo único. O Flu não teve campo neutro na decisão do último dia 04 de novembro. E Neudi estava lá.
Mas o esporte de Neudi Zenatti é o handebol. Inclusive, a sua equipe, a Fag Cascavel, é finalista do Campeonato Paranaense Adulto. E pode levantar a taça nesta quarta-feira (22). A decisão será contra um tradicional rival, o time de Maringá, às 20 horas.
O detalhe é que Neudi fará o processo inverso ao do Fluminense na decisão. A equipe treinada por ele faria a final em casa no dia 07 de outubro. No entanto, um surto de Covid-19 no time cascavelense fez com que a final, que estava programada para o Complexo Esportivo Fag, fosse adiada. Como ambas as equipes tinham outros compromissos no calendário, a Liga de Handebol do Paraná (LHPR) remanejou a decisão para esta quarta no ginásio Alcides Pan, em Toledo.
Maringá é o mais tradicional rival das meninas de Cascavel. E Neudi espera um jogo complicado nesta quarta. Na visão do treinador, Maringá tem inúmeros atributos que fazem o time do norte do Estado ser apontado como favorito ao título. Além disso, é a equipe com a melhor campanha na competição. “Um jogo de uma final única, com a responsabilidade da sede de buscar o título e pela necessidade de voltar ao todo do Campeonato Paranaense. Fazer um grande jogo mostrar que temos condições de ganhar de Maringá. Mas é uma equipe muito consistente. Então tudo está andando no sentido de Maringá ser a favorita”, disse.
Este será o terceiro jogo entre as duas equipes na temporada. Neudi lembra que Cascavel foi superada por Maringá nos dois confrontos entre as duas equipes na temporada. Mas ambas as partidas tiveram placares bem apertados. “Fizemos dois jogos com elas neste ano. Um deles foi na final dos Jogos Universitários e perdemos por dois gols. E depois jogamos pela fase classificatória para ver quem seria a primeira colocada na fase de classificação, lá em Maringá, e perdemos por um gol. Sabemos da dificuldade que vamos enfrentar perante essa equipe conceituada, mas vamos para cima para buscar mais um título”, disse.
Apesar do favoritismo do adversário, Neudi quer repetir a festa que fez no Maracanã no início deste mês e voltar para casa com o título de campeão.
Jogos Abertos
Existe a possiblidade de Cascavel e Maringá se cruzarem também na final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), em Pato Branco, no próximo fim de semana. As meninas de Cascavel fizeram três jogos na etapa anterior e avançaram para as semifinais. O confronto será contra Foz do Iguaçu. Na outra semifinal, Maringá joga contra São José dos Pinhais.