Esporte Regional Cascavel

Cascavel se prepara para o jogo contra o líder Patrocinense no domingo

29 jun 2023 às 11:51

Faltam apenas quatro jogos para o fim da fase de classificação da Série D do Campeonato Brasileiro. O Cascavel segue na luta por uma das quatro vagas na próxima fase. Mas a situação para manter vivo o sonho do acesso é bem complexa: e equipe de Leston Junior não pode mais desperdiçar pontos nas últimas quatro rodadas. No sábado passado, o Cascavel escapou de uma derrota para o lanterna Operário do Mato Grosso do Sul. Perdia por 1 a 0 e Gama garantiu o empate quando o jogo se encaminhava para o fim. É claro que a vitória neste jogo seria fundamental para os planos da equipe. Mas Gama, autor do gol de empate, comemorou o pontinho somado fora de casa. Segundo ele, esse é o ‘ponto de partida’ para a reação do Cascavel na Série D. “Foi um ponto importante fora de casa. Sabíamos que seria um jogo difícil fora de casa. Mas graças a Deus saímos de lá com um ponto que nos colocou na briga pela classificação”, disse.

Para conquistar uma das quatro vagas, o Cascavel terá que vencer, no mínimo, três dos quatro jogos que restam. Pela projeção, é preciso somar dez dos doze pontos em disputa. O Cascavel recebe o Patrocinense no próximo domingo (02), às 16 horas, no Estádio Olímpico Regional. Depois visita o Maringá na antepenúltima rodada. O seu penúltimo jogo será novamente em casa contra a Inter de Limeira. E, por fim, fecha a primeira fase contra o Crac, em Goiás. São todos jogos decisivos contra adversários que também estão na luta pela classificação. Ou seja, são só confrontos diretos. O detalhe é que o Cascavel só tem duas vitórias nesta Série D, ambas sobre o XV de Piracicaba. Isso significa que não conseguiu derrotar nenhum dos próximos quatro adversários no primeiro turno. O Cascavel teve empates contra Maringá e Inter de Limeira, em 1 a 1, e derrotas para Patrocinense (1 a 0) e Crac (2 a 0).

Para voltar a vencer, existe uma única receita: ter bola na rede. O Cascavel marcou apenas nove gols em dez jogos na Série D. Inclusive, o desempenho do clube na quarta divisão nacional está bem abaixo das edições anteriores. Em 2020, o Cascavel tinha 17 gols em dez jogos. No ano seguinte, havia marcado 21 vezes nas primeiras dez rodadas. E no ano passado, chegou à 11ª primeira rodada com onze gols.

Melhorar o desempenho do ataque foi uma das preocupações do técnico Leston Junior, que não tem desfalques para o jogo do próximo domingo. “Eu noto uma evolução grande em vários aspectos na equipe. No que diz respeito à estabilidade, a equipe consegue criar mais do que os adversários. Mas temos que direcionar muito para essa capacidade nossa de concluir melhor as jogadas. A gente tem criado boas possibilidades ao longo dos jogos, tem oferecido poucas oportunidades aos adversários, mas é importante que a gente consiga traduzir isso em mais efetividade. E a gente desenvolveu isso ao longo da semana, não só com treinamentos, mas com conversa com os atletas. Tirar um pouco da ansiedade e isso está muito ligado ao excesso de vontade de fazer acontecer. Por um lado é bom, porque demonstra inquietação com o resultado e com aquilo que está se passando dentro do jogo, mas por outro lado tira um pouco do refino do acabamento das jogadas. Então temos que ter um pouquinho de equilíbrio neste aspecto. Nós conseguimos gerar equilíbrio para a equipe, no aspecto coletivo. Agora a gente precisa atacar um pouquinho as individualidades”, disse.



Rodada

A 11ª rodada da Série D será aberta neste sábado (1º) com três jogos e os resultados podem aumentar a pressão pela vitória ao Cascavel. Por exemplo, o time pode entrar em campo no domingo como lanterna se o Operário derrotar o Maringá, às 17 horas, no Estádio Moreninhas. O Operário tem oito pontos, mas o Maringá é um dos concorrentes diretos e aparece na quinta posição com 14. Como o Cascavel ainda tem jogo contra o Maringá, uma derrota do time paranaense nesta rodada não é um mau negócio. Para o Cascavel, o ideal é que Inter de Limeira e Crac, que abrem a rodada, às 16 horas, fique no empate. Os dois times estão no G-4 com quinze pontos. O outro jogo será entre Ferroviária e XV de Piracicaba, na Arena Fonte Luminosa. A Ferroviária ocupa a quara posição com 14 pontos. E o XV é o sexto com dez. Nesse caso, o melhor é que o XV vença o confronto.