O Cascavel tem uma complicada sequência de jogos nesta reta final da primeira fase do Campeonato Paranaense. Nesta quinta-feira (16), o time irá enfrentar o líder Athletico-PR, às 19h15, na Arena da Baixada. O jogo é válido pela penúltima rodada da fase de classificação. Mas a Serpente Aurinegra tem um jogo a menos e, no próximo domingo (19), recebe o Coritiba, no Estádio Olímpico Regional. A mudança da data deste jogo colocou os dois gigantes da Capital no caminho do Cascavel em sequência. E o time necessita pontuar nestes dois jogos para não deixar tudo para a última rodada, no dia 26 de fevereiro, contra o Foz do Iguaçu, também em casa.
A pergunta é: como tirar pontos do Athletico-PR dentro da Arena? O Furacão ainda está invicto e lidera o Estadual de maneira absoluta com 25 pontos. Neste Paranaense, o time do técnico Paulo Turra fez cinco jogos na Arena, com quatro vitórias e um empate. Ou seja, o único time que conseguiu pontuar na Baixada foi o Coritiba, rival do Athletico. Dos representantes do interior, ninguém conseguiu. Inclusive, no último fim de semana, o Athletico-PR derrotou o Operário de Ponta Grossa por 3 a 1. Obviamente, isso aumenta o desafio dentro da Arena para o Cascavel.
Em situações normais, o Cascavel iria para os dois confrontos já classificado para as quartas de final. Bastava uma vitória contra o Aruko no último fim de semana para isso. Mas no jogo que marcou a estreia do técnico Luis Carlos Cruz, a equipe sofreu a terceira derrota consecutiva. Logo, isso aumenta a necessidade de pontuar contra os gigantes da Capital. Se bem que, com os resultados da abertura da penúltima rodada, a conta ficou mais simples: basta uma vitória nos três jogos que restam para que o Cascavel confirme a classificação para a próxima fase.
Retrospecto
O retrospecto do Cascavel contra o Athletico-PR mostra um certo equilíbrio. Foram doze confrontos de 2015 para cá com quatro vitórias do Furacão, três triunfos da Serpente Aurinegra e cinco empates. O detalhe é que, neste histórico, foram apenas três jogos dentro da Arena. O melhor resultado do Cascavel foi no jogo de ida das semifinais do Paranaense de 2021 quando conseguiu o empate em 1 a 1. Nos outros dois jogos que fez contra o Furacão, em Curitiba, o time foi goleado. O último encontro entre eles ocorreu no Olímpico, no dia 06 de março, pela última rodada do Paranaense do ano passado. Na ocasião, o Cascavel foi derrotado por 4 a 3 pelo time alternativo do Athletico. Os gols da Serpente Aurinegra foram de Robinho, duas vezes, e Willian. Carlos Henrique ainda perdeu um pênalti.
Mudanças?
Luis Carlos Cruz deve fazer mudanças no time titular para enfrentar o Furacão. Na defesa, Willian deve voltar a formar a dupla de zaga com Ferreira e Cesar Morais recupera a titularidade na lateral esquerda. Cruz pode formar uma trinca de zagueiros com Jacy mais recuado. No meio, devem atuar Ferrugem, Robinho e Wagner. No ataque, Lucas Coelho deve começar como titular. E o jovem Gaspar, autor do gol do Cascavel contra o Aruko, no domingo, deve ser o companheiro no setor. Ele disputa a vaga com Renanzinho.