Esporte Regional Cascavel

Cascavel visita o Maringá neste sábado pela antepenúltima rodada da Série D

08 jul 2023 às 12:21

O grande rival do Futebol Clube Cascavel no Paraná é o Maringá Futebol Clube. Os dois times têm características bastante semelhantes. São jovens, chegaram em duas finais do Campeonato Paranaense e compartilham do mesmo objetivo nesta temporada: querem o acesso à Série C do Brasileiro. No entanto, hoje, quem está mais próximo deste objetivo é o Dogão. Pelo menos, aparece dentro da zona de classificação para o mata-mata no Grupo A7. O Cascavel está mais abaixo na tabela e conta com um verdadeiro ‘milagre’ para ser um dos quatro classificados. Esse milagre pode ser traduzido em três vitórias nos últimos três jogos. Logo, o Cascavel tem a necessidade de derrotar o Maringá no jogo deste sábado (08), às 19 horas, no Estádio Willie Davids pela antepenúltima rodada. Só a vitória mantém o Cascavel na briga pela classificação. Isso porque o Maringá é um concorrente direto. O Dogão ocupa o quarto lugar com 17 pontos, seis mais que o Cascavel, sexto com onze. Em caso de vitória do time de Leston Junior, essa vantagem cai para três pontos. E ambos vão para as últimas rodadas em momentos de tensão. Agora, se o Maringá vencer elimina o Cascavel e ficará muito perto de uma das quatro vagas. Ou seja, em caso de derrota hoje, o Cascavel irá cumprir tabela nas duas rodadas.

Claro que o time não quer ir para os dois jogos matematicamente eliminado e a mobilização foi grande ao longo da semana para mais esse clássico estadual, o segundo numa competição nacional. No primeiro duelo entre eles, houve empate em 1 a 1, no Olímpico. À propósito, o Cascavel esteve muito perto da vitória no dia 20 de maio, pela terceira rodada. Saiu na frente com Gama, teve a chance de ampliar com Robinho, que desperdiçou um pênalti. Mas depois permitiu o empate no fim, com gol de Rodrigo Alves. Empatar o jogo deste sábado não resolve a situação do time de Leston Junior. O treinador destacou que não é preciso muito cálculo matemático pela vaga. Para o Cascavel, resta vencer os três jogos. “Nós temos uma matemática simples para fazer. O que nos mantém vivos na competição é uma vitória no jogo deste sábado, até porque é contra um concorrente direto, um concorrente que está na nossa frente. Se olharmos na tabela, a gente leva vantagem sobre as equipes que estão atrás da gente. E a gente só vai conseguir se classificar se conseguirmos levar vantagem sobre quem está na nossa frente. É um jogo definitivo, no sentido da competição. É a nossa ‘bala de prata’. Até porque nos sabemos do grau de dificuldade que nós vamos enfrentar no jogo”, avaliou o treinador.

 

Jejum

O jogo deste sábado será o primeiro clássico contra o Maringá de Leston Junior. Quando os dois clubes se enfrentaram no primeiro turno, o técnico do Cascavel ainda era Luis Carlos Cruz. Mas o treinador sabe bem do peso da partida para a Serpente Aurinegra, que tem um jejum sobre o adversário. São seis jogos sem vitória sobre o rival. O Cascavel completou três anos sem derrotar o Maringá. O último resultado positivo ocorreu no dia 17 de maio de 2021. Na ocasião, a Serpente Aurinegra levou a melhor sobre o Dogão no jogo de ida das quartas de final do Paranaense: vitória por 2 a 1, no Willie Davids.

Contando partidas pela elite estadual e Série D, os dois times já se enfrentaram doze vezes, com sete vitórias do Maringá, três empates e dois triunfos cascavelenses.

 

Rodada

O Grupo A7 é o mais equilibrado da Série D do Campeonato Brasileiro. Por isso, a antepenúltima rodada, neste sábado, ainda não garantirá a classificação matemática para nenhuma equipe. Mas pode deixar as equipes que estão na dianteira virtualmente classificadas. Isso porque, os líderes jogam contra os lanternas. O Crac de Goiás,  primeiro colocado com 18 pontos, recebe o XV de Piracicaba. Já o Patrocinense, que empatou com o Cascavel na rodada passada, recebe o lanterna Operário, neste domingo (09), às 11 horas. Crac e Patrocinense podem abrir seis pontos do quinto colocado. Isso porque a rodada será aberta com o confronto direto entre Inter de Limeira e Ferroviária, que jogam às 16 horas, no Major Levy Sobrinho. A Inter está na quinta posição com 15 pontos e a Ferrinha está em terceiro com 17, mesma pontuação do Maringá.