Esporte Regional Cascavel

Cascavel volta a jogar em casa e recebe o Operário pelo Paranaense

04 fev 2023 às 13:00

 O Cascavel vinha bem no Campeonato Paranaense. Se manteve invicto até a quinta rodada. Mas no meio de semana foi derrotado pelo Maringá por 4 a 2, no jogo que foi um confronto direto na tabela de classificação. Aliás, os resultados da sexta rodada embolaram a tabela justamente no grupo em que o Cascavel está inserido. E neste sábado (04), na abertura da sétima rodada, o time do técnico Ademir Fesan tem outro confronto direto pela frente. A diferença é que vai jogar em casa. O Cascavel recebe o Operário de Ponta Grossa, às 18h30, no Estádio Olímpico Regional. O Fantasma derrotou o Aruko por 2 a 1 na quarta-feira. Com isso, aparece na terceira posição com onze pontos, dois a mais que o Cascavel, que tem onze e ocupa o quarto lugar. Depois do Cascavel, aparecem Maringá e Cianorte, ambos com dez.

Ou seja, vencer o duelo direto contra o Operário o Cascavel termina a rodada em terceiro lugar. E praticamente garante a classificação para as quartas de final. Agora, em caso de tropeço em casa, pode cair drasticamente e terminar a sétima rodada em sexto lugar.

Isso significa o elenco do técnico Ademir Fesan terá que fazer um trabalho de ‘operários’ para conquistar a vitória. Sobretudo para corrigir as falhas defensivas que ocorreram na derrota por 4 a 2 sobre o Maringá. Já no setor ofensivo, o treinador tem boas notícias. Lucas Coelho se recuperou da lesão e até marcou um dos gols do Cascavel no jogo de quarta-feira. Outra novidade é o jovem Gaspar, de vinte anos. O último reforço da Serpente Aurinegra já fez a sua estreia com a camisa do clube no jogo de quarta. Neste sábado, terá o privilégio de fazer o primeiro jogo no Estádio Olímpico. E tratou de se apresentar para a torcida.

 

Quase lá

O Cascavel tem a necessidade de vitória por outro motivo. O resultado positivo aproxima a classificação para as quartas de final. Em tese, o ‘número mágico’ é 14 pontos. Claro que esta é uma projeção, mas com esta pontuação a equipe fica muito perto da próxima fase. Se bem que nas edições anteriores do Estadual, o ‘sarrafo’ ficou um pouco mais alto. No ano passado, o Independente São Joseense foi o oitavo colocado com 16 pontos. Já em 2021, o Azuriz somou 15 pontos. Naquela edição, inclusive, o Coritiba não conseguiu a vaga, mesmo somando 14 pontos. Já em 2020, o Paraná Clube foi o oitavo colocado ao fim da primeira fase somando apenas treze pontos.

 

Números

A sexta rodada do Campeonato Paranaense foi a que mais teve bola na rede. Foram 27 gols em seis jogos. Ao todo, o Estadual teve 97 gols marcados em 36 jogos, uma média de 2,7 por partida. Isso significa que o centésimo gol do Estadual pode ocorrer já neste sábado. Ou no jogo entre Cascavel e Operário ou no confronto entre as equipes da Cidade-Canção. Aruko e Maringá jogam às 18h30, no Estádio Willie Davids. E será um jogo histórico. Após 33 anos, a cidade de Maringá voltará a presenciar um encontro entre dois clubes do município na primeira divisão do Paranaense.

O Dogão é o atual vice-campeão estadual e quer ficar próximo das quartas de final. Já o Aruko quer o resultado positivo para se afastar da zona do rebaixamento. Aliás, a rodada tem um confronto direto na parte de baixo da tabela. Os lanterninhas Rio Branco e Foz do Iguaçu jogam neste domingo (05), em Paranaguá. O Rio Branco marcou o primeiro golzinho do empate em 1 a 1 com o Londrina, na quinta.

Já na parte alta da tabela, Athletico-PR e Coritiba são os únicos invictos. O Furacão tem a melhor campanha com 18 pontos e 100% de aproveitamento. E também tem o melhor ataque com 18 gols. A luta pela artilharia está intensa. Pablo é o goleador com cinco. Mas atrás dele estão Vinicius Mingotti, do Operário, Alef Manga e Rodrigo Pinho do Coritiba, e Luiz Fernando, do Cianorte, todos com quatro gols. Ramon, do Foz do Iguaçu, e Robinho, do Cascavel, marcaram três vezes.