Esporte Regional Cascavel

Fim de semana de velocidade no Autódromo de Cascavel com a Copa Truck

01 jul 2023 às 11:50

A relação do Autódromo Internacional de Cascavel com as corridas de caminhões é bem íntima. Quem está de volta é a Copa Truck, principal categorias de corridas de caminhões no Brasil. A Copa Truck não realizou provas na temporada passada em Cascavel. A última passagem dos ‘brutos’ por aqui foi em julho de 2021. Na ocasião, foram realizadas duas etapas no mesmo fim de semana. Quase dois anos depois, os pilotos da Copa Truck voltam a acelerar em Cascavel. “Cascavel não pode ficar de fora do calendário da Copa Truck”, disse Adalberto Jardim, que é um dos ‘dinossauros’ do grid. Ele correu em Cascavel pela Stock Car, pela Fórmula Truck e agora coloca o seu bruto na pista pela Copa Truck. Quem também estava com saudades de Cascavel é o atual campeão da categoria, o paranaense Wellington Cirino. O representante do sudoeste será um dos pilotos da casa neste fim de semana. “Sou suspeito falar de Cascavel corro aqui desde os 14, 15 anos. Aprendia a guiar aqui e já estou ansioso para encarar o Bacião mais uma vez”, disse. Cirino foi o vencedor de uma das provas daquele fim de semana de julho de 2021, a última passagem da Copa Truck por aqui. Depois de várias temporadas com caminhão Mercedes, esse ano ele tem uma nova marca e corre de Iveco. Porém, ainda não saboreou um pódio nesta temporada. “Espero que neste fim de semana termine esse jejum de pódios”, disse. 



Liderança

A temporada da Copa Truck tem sido marcada pelo equilíbrio. Apenas três pontos separam o líder Beto Monteiro, que tem 116, dos dois pilotos que dividem a segunda posição: Jaidson Zini e André Marques, ambos com 113. E Felipe Giaffone vem logo atrás com 112. Zini vinha liderando o campeonato e perdeu a ponta da tabela na etapa passada, em Londrina. Agora, ele, que busca a primeira vitória em Cascavel, espera recuperar a ponta neste fim de semana. E também comemorou a volta da Copa Truck para Cascavel. “É um privilégio poder correr em casa, voltar a pilotar aqui depois de dois anos. Sou nascido em Cascavel, tenho toda a minha família aqui e voltamos na disputa pelo campeonato. A gente perdeu a liderança em Londrina por uma quebra mecânica, isso faz parte do automobilismo. Mas estou confiante que dá recuperar a liderança neste fim de semana”, disse.

Além de ser a mais veloz, Cascavel é a pista mais democrática da temporada. Nada menos que cinco pilotos estão empatados no maior número de vitórias em Wellington Cirino, Danilo Dirani, Valdeno Brito, Beto Monteiro e André Marques, enquanto Paulo Salustiano e Giuliano Losacco têm um triunfo no currículo; na disputa das poles, Cirino e Marques possuem uma cada. 

 


Nascar Brasil

Quem também está de volta a Cascavel é a Nascar Brasil Sprint Race. A categoria teve uma passagem pela última vez também em 2021. Mas agora volta com a chancela da Nascar. O gestor da categoria, Thiago Marques, falou do peso de carregar essa marca internacional nos carros que compõem o grid. “É uma responsabilidade muito grande poder representar a Nascar no Brasil. Mas também é uma satisfação enorme. Estamos muito felizes com a evolução da categoria e com o nível do campeonato que a gente atingiu”, explicou ele.