A trajetória de Stefhany Popoatzki Silva na ginástica rítmica é longa. A atleta, hoje com 14 anos, iniciou no esporte com quatro aninhos. Mas ao longo destes dez anos, ela tem uma vasta coleção de medalhas das mais variadas competição. É claro que ela quer deixar essa relação de conquistas bem mais robusta, já que terá o privilégio de defender A Seleção Brasileira no Campeonato Pan-Americano de GR. Essa competição será na Guatemala nos dias 9 a 18 de junho. A ginasta recebeu a notícia da convocação na última terça-feira. “Essa será a nossa próxima competição. Estou muito lisonjeada por essa convocação. É uma satisfação enorme poder representar o Brasil lá na Guatemala. É uma oportunidade única e este é um sonho que tenho desde pequena e venho traçando dia a após dia”, disse a atleta.
Apesar de ser bastante jovem, o currículo de Stefhany em competições internacionais é bastante amplo. Inclusive, em 2023, ela fez parte da Seleção Brasileira de Conjunto. “No ano passado, eu treinei lá no CT da Seleção, em Aracaju. Fui do conjunto juvenil e eu fui para o Mundial, o Gimnasíade, no Rio de Janeiro, com o conjunto”, lembrou ela, que voltou com duas medalhas de ouro. “Estas duas medalhas foram do Gimnasíade. São medalhas muito importantes pra mim. São uma prova do treinamento que eu venho fazendo desde os quatro anos. Defender a Seleção é algo que eu venho buscando há muito tempo. Foi um sonho e um privilégio ter participado da Seleção no ano passado. Foi o começo de um grande sonho”, disse.
A jovem atleta continua sonhando alto. O Brasil se tornou uma referência na ginástica, seja ela rítmica ou artística. E é claro que Stefhany almeja disputar uma Olimpíada. “O coração está muito apertado, é um sonho que eu tenho e quero muito. E eu vou fazer o meu melhor para que eu possa representar o Brasil numa competição olímpica”, disse. Até a competição pan-americana, em junho, Stefhany seguirá treinando em Cascavel com a equipe comandada pela técnica Margarete de Oliveira.