O esporte coletivo de Cascavel está em evidência com participações em competições internacionais. No futsal, o Cascavel Futsal conquistou a Libertadores da América pela segunda vez, no último fim de semana, na Venezuela. Esta semana, as meninas do Stein Cascavel viajam para Assunção, no Paraguai, também para a disputa da Libertadores de futsal.
E no handebol, o time de Cascavel disputa uma competição internacional pela primeira vez na história. A equipe está em São Paulo para participar do Sul-Centro-Americano de Clubes. É uma espécie de ‘Libertadores da América’ do handebol, já que reúne os campeões nacionais da América do Sul. O Cascavel Handebol se credenciou para a disputa depois de ter sido campeão do Brasileiro de Clubes, no ano passado.
Marcelo Rizotto, o ‘Cebola’, é um dos gestores e também atleta do time cascavelense. Ele falou do peso da presença neste torneio para a equipe. “É a primeira competição internacional, a maior competição das Américas de handebol. Se encontram aqui [em São Paulo] os maiores times da América Latina. É uma página da história de Cascavel”, disse.
E já no primeiro jogo, Cascavel tem uma pedreira, um duelo brasileiro contra o Taubaté, que é o atual campeão da Liga Nacional. A estreia no Sul-Centro-Americano será nesta terça-feira (30), às 18 horas, no clube Pinheiros.
Cascavel faz parte do Grupo 1 que, além do Taubaté, tem ainda o Ovalle Balomano, do Chile, e o Olímpia do Paraguai. O Grupo 2 tem o anfitrião Pinheiros, o Ferro Carril Oeste, da Argentina, e os também brasileiros Itajaí e Nacional. Já o Grupo 3 é composto pelo San Fernando, da Argentina, o Kutral, do Chile, e o Luque, do Paraguai.
O segundo jogo será nesta quarta-feira (31) contra o Ovalle, às 12 horas. Depois, na quinta (1º), Cascavel enfrenta o Olímpia, também às 12 horas. A competição vai até domingo (04), em São Paulo.
Neste ano, o time de Cascavel Handebol fez seis jogos pelo Campeonato Paranaense Adulto e tem 100% de aproveitamento. A equipe lidera o Estadual com doze pontos.