Esporte Regional Cascavel

Karatecas de Cascavel se destacam no Campeonato Mundial de Karatê tradicional

26 out 2022 às 11:24

Para muita gente, pode até parecer meio insano organizar uma equipe, sair de Cascavel e viajar para a outra extremidade do Brasil, mas precisamente em Natal, no Rio Grande do Norte, para uma competição esportiva. Mas é um esforço que é válido dependendo da dimensão dessa mesma competição. É justamente por isso, que a façanha dos atletas do Karatê tradicional da Academia Dojo Maziero do Círculo Militar é gigantesca. Eles saíram da cidade natal, Cascavel, para Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde participaram do Campeonato Mundial e da Copa Mundial de Karatê, evento que ocorreu entre dias 18 a 23 de outubro. Essa competição reuniu mais de 900 atletas de 19 países. 

Antes de falar dos resultados da equipe, que foram ótimos, é preciso destacar o sacrifício feito pelos lutadores, o que aumentou a proeza no Mundial. Os atletas que representaram a academia, Cascavel, o Paraná e o Brasil tiveram o apoio de patrocinadores, dos próprios alunos, dos pais de alunos, amigos e familiares, o comércio em geral e a Secretaria de Esportes de Cascavel. Mas, de acordo com o professor Volmir Maziero, a maioria dos atletas viajou custeando as próprias despesas. A recompensa? "Participamos do maior evento mundial de karatê tradicional", disse. Na verdade, foram três eventos num só: a 23ª edição do Campeonato Mundial, a quarta edição do Mundial destinado à crianças e o primeiro Witold Kwiecinski Internacional Open, que foi uma competição aberta.

No geral, os atletas cascavelenses faturam seis medalhas de ouro, cinco de prata e mais cinco bronzes. O grande destaque individual foi Wesley Maziero, que foi campeão mundial com a Seleção Brasileira. Ele faturou o primeiro lugar no Kumitê, por equipe, faturou o segundo lugar no Kata, por equipe, e garantiu o terceiro lugar no Kumitê, individual. O professor Volmir Maziero foi bronze no Kata individual, na Copa Mundial.


Pequenos

Os karatecas mirins também tiveram resultados de destaque. O Gabriel Pimentel foi campeão no Kata individual, tanto na Copa quanto no Campeonato Mundial. E ficou em terceiro lugar no Kata por equipe. Já o Davi Vieira faturou cinco medalhas, duas na Copa Mundial e três no Campeonato. E o Valentino Nobre voltou para casa com mais quatro medalhas, um ouro na Copa, e duas pratas e um bronze no Mundial. "Academia Dojo Maziero voltou com quatro atletas campeões mundiais, um título que até então ainda não tínhamos", comemorou Maziero. 


Árbitro

Em Natal, também aconteceu o Curso Internacional Técnico e Arbitragem. Na ocasião, Volmir Maziero  fez a conclusão do exame de 5° Dan (grau) com os três mestres mundiais da atualidade do Karatê Tradicional: Kwiecinski, da Polônia, Carion, da França, e

Tabassi, dos Estados Unidos.