Esporte Regional Cascavel

O grande clássico do futsal feminino do Brasil

06 set 2023 às 11:43

Você, certamente, já ouviu essa expressão: “clássico é clássico!” É o tipo de jogo que ninguém quer perder, independente da modalidade esportiva. O simples fato de ser um clássico torna o confronto mais atrativo. E não há dúvidas de que Stein Cascavel e Taboão da Serra farão de tudo para vencer o jogo desta quinta-feira, feriado de 7 de setembro. Os dois times se enfrentam às 10 horas, no ginásio Zé do Feijão, em Taboão da Serra.

A história desse clássico teve início em 2021. Na ocasião, ambos se enfrentaram na final da Copa do Brasil. O Stein venceu os dois jogos e ficou com o primeiro título da competição de mata-mata. No ano passado, nova final entre Stein Cascavel e Taboão da Serra na Copa do Brasil. Desta vez, o Stein até conseguiu uma boa vitória no jogo de ida, em casa. Mas na volta, foi derrotado no tempo normal e na prorrogação e a taça ficou com o Taboão. Pouco depois, os dois times se cruzaram mais uma vez na decisão da Liga Feminina de Futsal (LFF) de 2022. No jogo de ida, o Taboão humilhou o Stein por 6 a 0. Foi a pior derrota do time cascavelense sob o comando de Márcio Coelho. O título parecia estar decidido. No entanto, no jogo de volta, na Neva, o Stein devolveu o placar e venceu por 7 a 1, levando o jogo para a prorrogação. Quando o confronto se encaminhava para uma decisão por pênaltis, Kalê marcou o gol do primeiro título da LFF para o Stein.

Por falar em pênaltis, no início desta temporada, os dois rivais protagonizaram outro clássico: foi na final da Supercopa em Cascavel. O Stein perdia por 3 a 1, buscou o empate, levou a disputa para a prorrogação e para as penalidades e ficou com o título, que lhe colocou na Libertadores da América de futsal. Posteriormente, o Stein faturou a competição continental com sobras.

O clássico deste 7 de setembro é válido pela penúltima rodada da fase de classificação da LFF. Não há necessidade de ser um especialista no assunto, mas é possível projetar um novo confronto entre os dois times na decisão da LFF este ano. A menos que ocorra uma zebra de proporções colossais. Mas o histórico indica uma nova final entre eles. É por isso que o jogo desta quinta ganha em importância. Ambos estão invictos na Liga, mas o Taboão lidera com 25 pontos, dois a mais que o Stein. Se o time paulista vencer confirma a liderança da competição e ganha o direito de fazer todos os jogos de volta dos mata-matas em casa. Se o Stein superar o rival assume a liderança e passa a depender só de si no confronto contra o Cianorte, na última rodada, no dia 16 de setembro, para confirmar a ponta da tabela.

O técnico do Stein, Márcio Coelho, está habituado com esse clássico. E projetou o confronto de hoje. “Foi uma semana atípica, com pouco tempo de preparação depois do jogo do último domingo. Mas acredito que vai ser suficiente. A gente sabe que nunca é tão simples jogar lá dentro, mas também sabíamos da nossa força. Esperamos fazer um grande jogo e seguir o caminho que a gente vem trilhando nessa Liga”, disse o treinador.

O Stein vem de vitória na competição nacional. No último domingo, derrotou o Barateiro de Santa Catarina por 4 a 1, no ginásio da Associação Atlética Coopavel. Foi a sétima vitória em nove jogos na competição nacional. Já o Taboão se manteve na liderança isolada com a vitória sobre o São José por 4 a 3, no sábado.

Depois do jogo em São Paulo, o Stein faz a partida de volta das quartas de final do Paranaense da Série Ouro contra o Rio Branco de Paranaguá, no próximo domingo (10), na Coopavel.