Esporte Regional Cascavel

O que ainda está em jogo no Campeonato Paranaense?

18 fev 2023 às 11:25

Faltam apenas sete jogos para o fim da fase de classificação do Campeonato Paranaense. A última rodada será realizada no domingo, dia 26 de fevereiro. O Estadual tem uma partida atrasada. Cascavel e Coritiba se enfrentam neste domingo (19), às 16 horas, no Estádio Olímpico Regional, em jogo da oitava rodada. Será a única partida do Paranaense neste fim de semana.

Na verdade, poucas situações ficaram em disputa nestes últimos jogos. A primeira fase já tem várias definições. Por exemplo, cinco time estão matematicamente classificados e os dois últimos colocados na tabela já estão matematicamente rebaixados. O Campeonato Paranaense teve 146 gols em 59 jogos, uma média de 2,47 por partida.

 



Quartas de final

Cinco times já estão garantidos nas quartas: o líder Athletico-PR, o Operário, o Coritiba, o Maringá e o Cianorte. Destes, Furacão e Coxa ainda estão invictos. Aliás, o Athletico-PR é o time de melhor campanha com 28 pontos. Foram nove vitórias em dez jogos. Com este desempenho, o time do técnico Paulo Turra já confirmou a primeira posição na tabela. Portanto, irá enfrentar o oitavo colocado na tabela. Ele não pode ser alcançado pelo vice-líder Operário, que tem 22 pontos e só mais um jogo, e pelo Coritiba, terceiro colocado com 21 pontos e com dois jogos para cumprir nesta fase. O Furacão também é dono do melhor ataque da competição com 24 gols e também tem o goleador do certame. Pablo marcou o oitavo gol na vitória por 1 a 0 sobre o Cascavel, na última quinta-feira. Já o Coxa tem a melhor defesa da competição com apenas quatro gols sofridos.

Operário, Maringá e Cianorte são os três melhores times do interior. Na quinta, o Dogão atropelou o Leão do Vale por 3 a 0, um resultado que serve de alerta para o Cianorte. É grande a possibilidade de um confronto entre eles nas quartas.

Cinco times lutam pelas três vagas restantes nas quartas. Independente São Joseense, sexto com doze pontos, e Cascavel, sétimo com onze, estão em situação mais confortável. Ambos só dependem de si. O São Joseense precisa derrotar o Maringá na última rodada. E o Cascavel ainda tem dois jogos. Se derrotar o Coritiba neste domingo já garante a vaga na próxima fase. Depois, tem o confronto contra o Foz do Iguaçu na última rodada. Aliás, se vencer as duas partidas, pode até terminar em quinto lugar.

Hoje, o Londrina fecha o G-8 com dez pontos, mesma pontuação do Aruko de Maringá. Os dois times têm as mesmas campanhas e o Tubarão leva vantagem no saldo de gols (-1 contra -2). O detalhe é que na última rodada o Londrina recebe o líder invicto Athletico com a necessidade de vitória. O Aruko também tem jogo difícil contra o Cianorte fora de casa. O Azuriz é o décimo colocado com oito pontos e não depende de si para se classificar. Mas pode acreditar na vaga, já que irá enfrentar o rebaixado Rio Branco na última rodada, em casa. Além de derrotar o Leão da Estradinha, a Gralha Azul depende de derrotas de Londrina e Aruko.

 



Rebaixados

Foz do Iguaçu e Rio Branco se despedem da elite estadual na última rodada, já que ambos estão matematicamente rebaixados. O Azulão da Fronteira é o lanterninha com apenas três pontos. Foram nove derrotas em dez jogos e o time também tem a pior defesa da competição com 24 gols sofridos. O Rio Branco sofreu oito derrotas em dez jogos e é o vice-lanterna com quatro pontos. O pecado do Leão da Estradinha foi o setor ofensivo. O time tem o pior ataque da competição com apenas três pontos. Detalhe: um deles foi contra.