Todos os locais
Todos os locais
Esporte Regional Cascavel

Paratletas com vasta experiência mundial de Parataekwondo

29 set 2023 às 19:15
Por: Luciano Neves
- Arquivo pessoal

 

Não há dúvidas de que o esporte deixou os amigos Beatriz Silvestri Belter, Eduardo Sartori Fillus e Kevin Martignoni ainda mais unidos. Foi possível constatar isso quando os três deram um longo e apertado abraço durante um treinamento na Academia N1. Parecia que os três amigos não se viam há meses. Na verdade, eles estiveram unidos num propósito nobre. Os três foram representantes da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de Parataekwondo, realizado na cidade de Vera Cruz, no México. Eles viajaram na semana passada e retornaram para Cascavel na última terça. Os três são portadores de Síndrome de Down e participaram do evento mundial na categoria P22 (deficiência intelectual).

Dos três, em termos de resultado, quem se saiu melhor foi Beatriz. Ela voltou para casa com a medalha de vice-campeã mundial de Parataekwondo. “Foi maravilhoso. Para mim, que sou praticante, foi incrível. Foi a primeira vez que a gente foi para um Mundial, então não estou muito acostumada. Mas a gente vai se acostumando. E agora, quero buscar o primeiro lugar, não só para mim, mas para o Eduardo e para o Kevin”, disse ela.

No México, os três foram acompanhados pelo técnico Ricardo Zimmer. Mas toda a preparação para o Mundial foi conduzida pelo técnico Edimar Vieira. Ele explicou que a medalha conquistada por Beatriz é única no Brasil. “Para nós é uma satisfação enorme ter estes três atletas representando a nossa cidade e nosso país. E voltaram com essa medalha. No caso da Brasil, sagrando-se vice-campeã mundial no Parapoomsae. É uma medalha inédita para o Brasil. A única medalha no Parapoomsae foi para Cascavel”, disse.

Eduardo Fillus foi até a fase de quartas de final. E por muito pouco não avançou para as semifinais. “Foi muito bom participar do Mundial no México. Foi maravilhoso, a cidade é muito grande. Mas não vou desistir, vou treinar bastante e no próximo eu vou ganhar”, disse ele.

Kevin Martignoni parou nas oitavas de final. Mas ele quer estar no próximo Mundial, em 2025, na Alemanha. Passada a experiência do Mundial, os três já voltam as atenções para duas competições estaduais: a Copa Paraná de Parataekwondo e os Parajaps. A primeira será nos dias 21 e 22 de outubro, em Chopinzinho. E a edição dos Parajaps deste ano será nos dias 15 e 16 de novembro, em Foz do Iguaçu. “As competições não param. Eles voltaram do México e já retomaram os treinamentos”, finalizou Vieira. 

Veja também

Relacionadas

Tarobá Esporte
Imagem de destaque

Cascavel de Ouro: corrida realiza primeira prova noturna de sua história neste sábado

Esporte Regional Cascavel
Imagem de destaque

Cascavel Futsal e Colégio Adventista realizam entrega de premiação da Copa FutLevo

Esportes

Ana Paula Vergutz e Vagner Souta retornam das Olimpíadas de Paris

Esporte

Tarobá Esporte: programa esportivo tem novo formato

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

“Ele disse que não é pra eu chorar, que tá tudo bem”, diz mãe de militar no batalhão

Cidade

Exclusivo: Cinco pistolas furtadas do Exército são recuperadas em Espigão Alto do Iguaçu

Cidade
Londrina e região

Confira lista completa de bairros sem água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Obras da Sanepar afetam abastecimento em Londrina e Cambé na próxima quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Celular de policial militar é encontrado em local onde ocorreu assalto misterioso

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.