A penúltima rodada do Campeonato Paranaense será aberta nesta quarta-feira (15) com três partidas. E numa delas pode ser definido o primeiro time matematicamente rebaixado para a segunda divisão. A situação dramática é a do Foz do Iguaçu. O Azulão da Fronteira recebe o Operário de Ponta Grossa, às 21h30, no Estádio do ABC. O Foz está na última posição com apenas três pontos. É a equipe que mais perdeu na competição. No fim de semana, levou a pior no confronto direto com o Azuriz de Pato Branco por 2 a 0 e esta foi a oitava derrota em nove jogos. O Azulão também é o time com a pior defesa da competição com 22 gols sofridos.
O Foz depende de um verdadeiro milagre para evitar a queda. O time precisa vencer o Operário de qualquer jeito. Se for derrotado pelo Fantasma estará na segunda divisão. Se só empatar precisa que o Aruko vença o Azuriz na rodada. Do contrário, também estará na segunda divisão. Aliás, o Foz pode entrar em campo virtualmente rebaixado nesta rodada. Isso porque o Azuriz joga antes e visita o Aruko, às 19h15, no Estádio Willie Davids. Se o time de Tcheco vencer o jogo não poderá ser mais alcançado pelo Foz. O Aruko passa a ser ameaçado pela queda. Porém, ainda assim, teria seis pontos de diferença para o Azulão. De qualquer modo, a situação é dramática.
Aliás, a penúltima rodada pode definir os dois rebaixados. Caso se confirme a queda do Foz nesta quarta, o vice-lanterna Rio Branco também pode ser rebaixado nesta quinta. O Leão da Estradinha voltou para a zona do rebaixamento com a derrota por 3 a 0 para o Cianorte no fim de semana. O Rio Branco irá visitar o Independente São Joseense. Se for derrotado e o Azuriz pontuar hoje, o time de Paranaguá sofrerá a primeira queda da história.
Já o Fantasma vem de uma derrota para o líder Atletico-PR por 3 a 1. Mesmo assim, se manteve na vice-liderança com 19 pontos. Se conseguir a vitória irá se manter na segunda posição com boas chances de terminar a primeira fase neste posto. Inclusive, se conseguir terminar neste posto só irá cruzar o caminho do Furacão novamente numa eventual final. O Operário tem um jogo a mais que o Coritiba, terceiro colocado com 18 pontos. Os quatro primeiros colocados – Athletico-PR, Operário, Coritiba e Cianorte – estão matematicamente classificados para as quartas de final.
Mais jogos
O Coritiba tropeçou na rodada do meio de semana e só empatou sem gols com o Independente São Joseense. Aliás, este foi o segundo jogo que não teve bola na rede em todo o Campeonato Paranaense. Terceiro colocado na tabela com 18 pontos, o Coritiba entra em campo nesta quarta-feira (15) e recebe o Londrina, às 20 horas, no Estádio Couto Pereira. O time quer a vitória para tentar retomar a vice-liderança. O Coxa tem um jogo a menos e, no domingo (19), irá enfrentar o Cascavel, no Estádio Olímpico Regional. O time alviverde ainda está invicto e é dono da melhor defesa da competição com apenas quatro gols sofridos.
A penúltima rodada do Estadual será aberta com o confronto entre Aruko e Azuriz. Os dois times jogam às 19h15, no Estádio Willie Davids. O time de Maringá conseguiu uma importante vitória sobre o Cascavel no último domingo por 2 a 1. Com isso, subiu para o nono lugar com nove pontos e entrou na luta pela classificação para as quartas. Já o Azuriz comemorou a primeira vitória no fim de semana e derrotou o Foz do Iguaçu por 2 a 0. Com isso, foi aos sete pontos e saiu da zona da degola. Se vencer o jogo praticamente garante a permanência na elite estadual.