A primeira etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series, marcada para os dias dois e três de março, em Goiânia, trará também novidades importantes no formato da competição. Na quinta-feira (15), a Vicar, promotora do campeonato, anunciou a manutenção de duas provas no final de semana, mas agora com uma corrida no estilo sprint disputada no sábado e outra, a principal, a ser realizada no domingo. Na prática, a nova fórmula oferece aos fãs dois estilos de prova com algumas nuances que proporcionarão maior variação de estratégias e um tempo de competição também mais amplo.
“Continuaremos tendo 12 eventos, totalizando 24 corridas por ano. Mas o novo regulamento vai adicionar ainda mais alternativas, emoção e entretenimento para todos os envolvidos”, destacou Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “A diferença é que, no formato antigo, com as duas provas menores e disputadas ininterruptamente, tínhamos apenas um momento de competição, com menos tempo de pista. A partir de 2024, teremos a prova sprint no sábado com 30 minutos – mesma duração da prova principal do formato anterior – e a corrida do domingo com quase o dobro desse tempo, 50 minutos. Com dois dias diferentes de corrida, vamos oferecer a quem for ao autódromo, e ao telespectador, emoção e diversão em dobro”, completou.
Estreia
Novamente com grid cheio e formado pelos melhores pilotos e equipes profissionais do Brasil, a Stock Car estreia seu novo formato no dia dois de março, com a primeira corrida sprint do ano. Será mantida a janela do pit stop obrigatório para troca de pelo menos um pneu, o que tem feito sucesso por adicionar alternativas estratégicas que podem decidir a prova. No domingo, a corrida principal de 50 minutos também terá pit stop obrigatório, mas a troca deverá ser de no mínimo dois pneus.
O classificatório para o grid também passará a ter um novo formato. No sábado, a fase inicial (Q1) verá entrar na pista separadamente dois grupos de 16 carros, que lutarão pelas 20 vagas disponíveis no Q2 (dez selecionados de cada grupo). A seguir, com todos simultaneamente na pista, a segunda fase classificará os oito finalistas que, no Q3, irão definir o pole position. Com os tempos de todos definidos, o grid terá duas versões: com os 12 primeiros colocados invertidos na corrida sprint e a formação original registrada no classificatório valendo para a prova principal.
Gabriel Casagrande
Bicampeão da Stock Car e atual detentor do título, Gabriel Casagrande viu de forma positiva as mudanças anunciadas hoje para o regulamento desportivo da Stock Car 2024.
O piloto da equipe AMattheis Vogel elogiou a maioria das alterações do formato do qualy e das corridas. A principal categoria do automobilismo nacional passará a ter uma prova sprint de 30 minutos no sábado e uma corrida longa de 50 minutos no domingo.
“Eu gostei de várias alterações: tempo de corrida, novo formato das provas e também as mudanças do classificatório. As corridas vão dar mais destaque para o piloto que tiver melhor performance, isso é positivo, evitando que a vitória na corrida 2 ficasse com quem praticamente descartou a prova 1. O qualy agora traz mais possibilidades de passar de uma fase para a outra e isso também foi positivo”, diz Casagrande.
Apesar de destacar a maioria das alterações positivas, o atual campeão lamentou a continuação do lastro de sucesso, que pune os seis melhores colocados do campeonato com peso extra para a etapa seguinte.
“A continuação do lastro de sucesso é uma forma artificial de equilibrar a categoria, então foi uma pena que eles mantiveram isso. De qualquer forma, nós estamos acostumados com isso, conseguimos conquistar o título mesmo com esta regra e vamos fazer o nosso melhor para sempre estarmos com ele, sendo assim um sinal de que estamos bem no campeonato”, completa Casagrande, que foi campeão em 2021 e em 2023 com o carro da AMattheis Vogel.
A temporada 2024 da Stock Car começará nos dias 2 e 3 de março no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO).
STOCK CAR 2024
12 eventos em rodada dupla. Total de 24 corridas por ano
30 minutos
Pit stop: troca de um pneu
● Corrida Principal (domingo)
50 minutos
Pit stop: troca de dois pneus
● Classificatório
Q1: 2 grupos de 16 carros
Q2: 1 grupo de 20 carros
Q3: 1 grupo de 8 carros
● Grid
Sprint: inversão dos 12 primeiros no classificatório
Principal: formação original do classificatório
● Fan Push
Mais acionamentos por corrida
Períodos mais curtos de potência extra
● Descartes
Duas provas, ao invés de quatro, como em 2023
Stock Car Pro Series, temporada 2024, calendário:
Etapa / Data / Local
1ª - 03/03 – Goiânia (GO)
2ª - 24/03 – Velocitta (SP)
3ª - 21/04 – Interlagos (SP)
4ª - 19/05 – Cascavel (PR)
5ª - 30/06 – Velocitta (SP)
6ª - 28/07 – Goiânia (GO)
7ª - 18/08 – Belo Horizonte (MG)*
8ª - 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *
9ª - 06/10 – Argentina
10ª - 27/10 – Velopark (RS)/Uruguai
11ª - 24/11 – Brasília (DF)
12ª - 15/12 – Interlagos (SP)