Esporte Regional Cascavel

Turismo Nacional entrega corridas quentes em sábado de frio e chuva em Cascavel

26 mai 2024 às 08:43

Foi um sábado (25) de muito frio, vento e chuva em Cascavel (PR), palco da terceira etapa da temporada 2024 da Turismo Nacional. Entretanto, mesmo com temperatura ambiente variando entre 9ºC e 11ºC — e sensação térmica ainda menor —, os pilotos da categoria dos carros mais vendidos do Brasil entregaram corridas quentes, cheias de disputas por posição e belas ultrapassagens — muitas delas na famosa Curva do Bacião.
Foram quatro os vencedores diferentes ao longo do dia, considerando as categorias A e B. Pela manhã, Ernani Kuhn triunfou nas duas primeiras corridas do sábado na divisão A com o Chevrolet New Onix da Auto Racing, chegando a quatro vitórias em 2024. Companheiro de equipe do mato-grossense, o gaúcho João Cardoso, que faz dupla com o conterrâneo Pedro Pinheiro, venceu duas vezes na classe B, alcançando assim seu quinto primeiro lugar no campeonato.
No período da tarde, o tricampeão Juninho Berlanda cruzou a linha de chegada na frente das corridas 3 e 4 com o Toyota Yaris da Pein Competições, nas suas primeiras vitórias no campeonato atual. Na classe B, foi a vez de Daniel Nino (Chevrolet New Onix da WC6 Motorsport) levar a melhor e, assim como aconteceu em Interlagos, faturou o primeiro lugar na sequência do sábado em Cascavel, empatando com João Cardoso em número de vitórias na temporada.

Manhã de duelos

Com pista bem úmida, temperatura ambiente de 9ºC e sensação térmica de somente 7ºC, Arthur Scherer largou da pole position, enquanto Ernani Kuhn escalou o pelotão e, em poucas voltas, passou João Cardoso e Gui Sirtoli. O mato-grossense assumiu a liderança depois de deixar Scherer para trás em corajosa manobra por fora na entrada do Bacião.
Scherer ainda acelerou para retomar a ponta na parte final da corrida, mas Kuhn confirmou a vitória. Rafa Reis foi o terceiro depois de ter largado em oitavo, enquanto Gui Sirtoli finalizou em quarto. Bernardo Cardoso fechou o top-5 e o primo João Cardoso confirmou o triunfo na B.
As posições finais da Corrida 1 determinaram o grid da segunda disputa do dia. Praticamente desde o início, Ernani Kuhn e Rafa Reis lutaram pela vitória. A prova teve como ponto alto um duelo roda a roda entre os protagonistas no Bacião.
Nas voltas finais, Rafa Reis voltou a colar em Ernani, em desfecho sensacional da luta pela vitória. O primeiro lugar ficou com Kuhn — pela quarta vez no campeonato — por apenas 0s149 de vantagem. Reis foi o segundo e Berlanda, o terceiro. Bernardo Cardoso terminou em quarto e Gui Sirtoli foi o quinto. João Cardoso levou mais uma na B.

Aula de tricampeão

A terceira prova do dia começou com 11ºC de temperatura ambiente, 10ºC de sensação térmica, pista seca e ordem de largada definida com a inversão dos dez primeiros colocados da Corrida 2. Coube ao catarinense Edu de Paula partir da posição de honra, lado a lado com Scherer, e Luti Soares em terceiro. Rafa Reis partiu do nono lugar, seguido por Ernani Kuhn.
Depois de uma primeira volta empolgante, Scherer assumiu a dianteira, enquanto Rafa Reis conquistou sete posições e pulou para segundo ainda na primeira parte da corrida, trazendo Kuhn em terceiro e Berlanda na sequência. Os quatro lutaram pela vitória, com direito a ultrapassagem espetacular de Berlanda em cima de Reis no Bacião, por fora.
Nem a chuva, que apareceu no fim da prova, tirou a vitória de Juninho Berlanda. O tricampeão foi seguido por Rafa Reis, Ernani Kuhn, Scherer e Pablo Alves. Daniel Nino levou o triunfo na divisão B depois de superar Rafa de Paula na volta final. O resultado da Corrida 3 definiu o grid da última disputa do dia.
Berlanda fez valer toda sua experiência para conter o ímpeto do jovem Rafa Reis e vencer novamente neste sábado, com 0s615 de vantagem. Kuhn ficou em terceiro e Scherer foi o quarto. Daniel Nino finalizou em quinto colocado no geral e triunfou de novo na B, faturando assim seu quinto primeiro lugar na temporada 2024.