Esporte Regional Cascavel

Um balanço da nona rodada do Campeonato Paranaense

14 fev 2023 às 11:45

A tabela de classificação do Campeonato Paranaense está dividida em quatro blocos. No alto, o grupo das equipes que estão matematicamente classificadas. No meio, os times que ainda lutam pela vaga. Mais abaixo, times que ainda sonham com a vaga, mas que ainda correm um risco de rebaixamento. E lá embaixo, o grupo dos times desesperados.

No alto da tabela, ninguém segura o Athletico-PR. Ainda invicto, o time lidera o Estadual com 25 pontos, seis de vantagem para o segundo colocado Operário. O Furacão é o time que mais venceu no Estadual. No fim de semana, comemorou a oitava vitória em nove jogos, justamente sobre o vice-líder Fantasma: 3 a 1, na Arena da Baixada. O Athletico tem o melhor ataque da competição com 23 gols. E também tem o artilheiro do campeonato. Pablo chegou ao sétimo gol no Estadual.

Além do Furacão, estão matematicamente classificados o Operário de Ponta Grossa, o Coritiba e o Cianorte. O Coxa também está invicto no Estadual, mas no domingo foi protagonista do segundo jogo sem gols no campeonato. Empatou em zero a zero com o Independente São Joseense. O lado bom é que o Coritiba manteve a melhor defesa do Estadual com apenas quatro gols sofridos. Mais abaixo na tabela estão os times que lutam com a vaga nas quartas de final. O atual vice-campeão Maringá está quase lá. Quinto colocado com 15 pontos, só precisa somar mais um pontinho para garantir a classificação matemática.

O Cascavel é o sexto com onze. E sofreu a terceira derrota seguida no Estadual. Com isso, já sofre ameaças de quem vem logo atrás: o Londrina é o sétimo com dez, Independente São Joseense e Aruko têm nove pontos. Destes quatro times, três devem avançar para as quartas e um vai ficar de fora da festa.

E lá embaixo, o desespero. Três times lutam contra o rebaixamento. Aliás, a rodada do fim de semana teve um confronto direto. E o Azuriz comemorou a primeira vitória no Estadual. Derrotou o lanterna Foz do Iguaçu por 2 a 0 e saiu da zona do rebaixamento. Pior para o Azulão da Fronteira, que segue na lanterninha com apenas três pontos. O Foz é o time que mais perdeu: oito derrotas em nove jogos. E também é a equipe com a pior defesa com 22 gols sofridos. O Foz pode ser o primeiro rebaixado. Se perder para o Operário nesta quarta (15) em casa estará na segunda divisão. Se empatar o jogo e o Azuriz empatar com o Aruko também será rebaixado. O Foz só evita a queda se vencer o jogo.

Aliás, a penúltima rodada neste meio de semana pode definir os dois rebaixados. O Rio Branco tomou um 3 a 0 do Cianorte no fim de semana e voltou para a zona da degola com quatro pontos. Se o Leão da Estradinha perder para o Independente São Joseense e o Azuriz somar um pontinho cai para a segunda divisão. Uma coisa é certa, para escapar da degola é preciso de bola na rede. E nesse quesito, o Rio Branco não se ajuda: tem o pior ataque da competição com apenas três gols.

Ou seja, também não contribuiu com a estatística do campeonato. Com os 14 gols marcados na rodada do fim de semana, o Paranaense chegou a 135 bolas na rede, uma média de 2,55 por partida.